×

Cidades

Obras de drenagem alteram trânsito na rotatória da Suframa, em Manaus

Agentes da Prefeitura e do IMMU orientam condutores e usuários de transporte sobre as mudanças que visa dar maior fluidez ao tráfego de veículos na área

Desvio de trânsito na AV Danilo Aerosa (Foto: Nathalie Brasil/Semcom)

Manaus – Agentes de trânsito e de transporte da Prefeitura de Manaus estiveram neste sábado (14), na rotatória da Suframa, na Zona Sul, orientando condutores e usuários do sistema de transporte coletivo sobre as mudanças no trânsito devido ao avanço na recuperação das vias do entorno da bola da Suframa e também por obras de drenagem em ruas nas imediações. Os trabalhos fazem parte do Lote 1 de reconstrução da malha viária do Distrito Industrial.

Publicidade

Desde a manhã deste sábado, a avenida Danilo Areosa passou a ter sentido único, a partir da rotatória da Suframa até a Rua Nova. A mudança é temporária e visa dar maior fluidez ao tráfego de veículos na área do Distrito Industrial, enquanto as obras durarem.

Outra medida já implementada foi o desvio do tráfego de veículos pesados pela Rua Nova, no sentido Base Aérea de Manaus/BR-319. A opção aos veículos pesados é seguir na avenida Rodrigo Otávio até a bola da Suframa, de onde poderão acessar a BR-319 ou demais destinos. A intenção é desafogar a rua Nova que passará a ter um número maior de carros de menor porte.

Equipes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão na rotatória e nas ruas adjacentes para tirar dúvidas dos motoristas sobre as alterações, assim como fiscais de transporte estão informando usuários de ônibus sobre mudanças no itinerário de três linhas que atendem a avenida Danilo Areosa: 418, 625 e 705.

O diretor de Operações e Fiscalizações do IMMU, Stanley Ventilari, informou que a obra de recuperação dará mais fluidez ao trânsito local. “Nós percebíamos que, antes da obra iniciar, havia alguns desníveis na via e, pelo tráfego pesado de veículos que temos aqui, isto também comprometia a segurança de pedestres. Com a obra, além de melhorar a segurança, iremos melhorar a circulação deste entorno, após a conclusão da recuperação das vias”, explicou.

Paralelo às atividades de orientações, equipes dos departamentos de Educação das gestões de Trânsito e Transporte da prefeitura também estiveram no local distribuindo fôlderes informativo sobre as mudanças.

De acordo com a supervisora do setor da Educação de Trânsito, Rineida Liege dos Santos, a intenção é informar moradores, comerciantes e todos que trafegam pelas vias.

“O trabalho começou na última sexta-feira. Estamos comunicando condutores e polos geradores próximos, como hospitais e unidades de educação, que utilizam essas vias como rota para ir ao trabalho ou se deslocar a outros pontos da cidade. Tivemos uma boa receptividade com as pessoas acolhendo bem as informações. Os trabalhos de divulgação e distribuição de material informativo irão continuar durante a próxima semana”, disse.

Obras avançam

Dentro do pacote de revitalização das vias do Distrito Industrial 1, a obra da rotatória da Suframa avança para uma nova fase. No local, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já concluiu a confecção da primeira faixa do pavimento rígido, que corresponde à faixa interditada para obras, e vai dar início, na próxima semana, à confecção da segunda faixa da rotatória da Suframa.

Os preparativos para a sequência dos trabalhos já foram iniciados com a montagem de forma e armação das ferragens para a concretagem da segunda faixa de rodagem.

Para melhor andamento dos trabalhos, a obra na rotatória foi dividida em quatro faixas de rodagem. Na primeira faixa, a área já recebeu a implantação de quase 890 metros de drenagem profunda no entorno da rotária, que vai promover o escoamento correto do fluxo de águas pluviais.

Com a revitalização da base e sub-base da pista feita pela Prefeitura de Manaus, a via passa a ter pavimento de concreto completamente novo, com 24 centímetros de espessura, mais adequado ao tráfego dos veículos na área do Distrito Industrial 1.

Transporte

Linhas 418, 625 e 705 têm seus itinerários alterados. Confira:

– LINHA 418 (Cidade Nova / T3 / T2 / Educandos)

Sentido bairro/Centro – Normal até a rua Ministro João Gonçalves / Avenida Danilo Areosa / Rua Nova / Itinerário normal.

Sentido Centro/bairro – Sem alteração.

– LINHA 705 (Mauazinho / T2 / Centro)

Sentido bairro/Centro – Normal até a rua Ministro João Gonçalves / Avenida Danilo Areosa / Rua Nova / Itinerário normal.

Sentido Centro/bairro – Sem alteração.

– LINHA 625 (Nova República / Educandos / Centro)

Sentido bairro/Centro – Normal até a avenida Danilo Areosa / Rua Nova/ Avenida Rodrigo Otávio/ Rotatória da Suframa / Itinerário normal.

Sentido Centro/bairro – Sem alteração.

*Com informações da assessoria