×

Cidades

Na Zona Norte de Manaus, moradores do Galiléia recebem mutirão de limpeza

Mais de 500 localidades, entre bairros, conjuntos e comunidades, já foram atendidos pelo serviço esse ano - foto: divulgação

Mais de 500 localidades, entre bairros, conjuntos e comunidades, já foram atendidos pelo serviço esse ano – foto: divulgação

Moradores do Conjunto Galiléia, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, receberam na quarta-feira (16) o serviço de mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus. Para o serviço, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) mobilizou quatro equipes, contabilizando 150 trabalhadores.

Publicidade

No serviço foram empregados varrição, raspagem de meio fio, capinação, limpeza de igarapés e córregos (se houver) e caçambas para a remoção mecanizada do lixo pesado que a população descarta, sob coordenação do mutirão.

“A limpeza nos bairros tem esse diferencial. Leva uma gama de serviços de uma só vez aos conjuntos e comunidades. Dá a chance que a população precisa para descartar materiais que o carro coletor de lixo não pode levar”, explicou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças, lembrando que os mutirões de limpeza prestam um serviço à própria Prefeitura, buscando reduzir a proliferação de lixeiras viciadas e lixo em igarapés e áreas verdes.

Antes de chegar ao Galileia, nos últimos 45 dias, as equipes passaram pelos bairros Cidade Nova (Conjunto Boas Novas); São José (Comunidade Portelinha); comunidades ribeirinhas e rurais; comunidade Mundo Novo (zona Norte); Parque Riachuelo (Conjunto Cidadão, zona Oeste); Educandos; Comunidade São João (BR-174); União da Vitória (Tarumã-Açu); João Paulo (Nova Cidade); Jesus Me Deu (Nova Vitória) cemitérios de Manaus e áreas de Prosamim.

Mais de 500 localidades, entre bairros, conjuntos e comunidades, já foram atendidos pelo serviço esse ano, com média de retirada de 331 toneladas por dia. A taxa média de coleta de lixo em mutirões nos bairros em 2016 foi 62 toneladas por km e 11.796 toneladas por hectare.

Com informações da assessoria