×

Cidades

Mutirões integrados de cidadania serão intensificados pelo Governo do Amazonas

Durante os mutirões integrados de cidadania, são oferecidos serviços como emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF (Fotos: Aguilar Abecassis/Secom)

A oferta de serviços e de atendimentos sem necessidade de agendamento será intensificada pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Os mutirões integrados de cidadania acontecem nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs).

Publicidade

O objetivo é aumentar os serviços e de atendimentos para suprir a demanda reprimida da população, principalmente dos serviços de emissão de documentos.

Na manhã desta sexta-feira (27), ocorreu uma edição do mutirão nos PACs localizados nos shoppings Uai, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, zona Leste e Sumaúma Park, na Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona Norte.

“A determinação do governador Amazonino Mendes é oferecer à população o maior número de serviços, principalmente nessa área de documentação. Esse mutirão integrado tem exatamente esse objetivo: aumentar a oferta de serviços à população. É uma área muito procurada. Nós queremos fazer isso sempre em dois PACS por semana e também aos sábados abrir um ou dois, por região da cidade, para oferecer esses serviços àquelas pessoas que, por algum motivo, não podem comparecer aos PACs durante a semana”, explicou o secretário executivo da Sejusc, Eduardo Lucas.

Durante os mutirões integrados de cidadania, são oferecidos serviços como emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF. Os campeões de procura nos PACs, segundo Eduardo Lucas. Ele explica que, somente em relação ao RG, cerca de 70 são emitidos todos os dias, em cada um dos postos. Uma média de 1,5 mil por mês.

“O Amazonas é um dos poucos estados da federação que ainda oferece esse serviço de emissão de RG de forma gratuita. Na maioria dos estados brasileiros, é cobrada a emissão a partir da segunda via do RG”, lembrou o secretário executivo da Sejusc.

Segundo levantamento parcial da Sejusc, até às 13h desta sexta-feira, haviam sido emitidas 503 Carteiras de Identidade, 172 CPFs, 62 Carteiras de Trabalho e 62 Certidões de Nascimento no mutirão integrado de cidadania realizado nos PACs do São José e Cidade Nova.

PACs

São nove PACs funcionando na cidade de Manaus e dois no interior do Estado, nos municípios de Manacapuru e Parintins. Segundo o gerente geral dos PACs, Esaú Cruz, a ideia dos mutirões integrados de cidadania é triplicar o número de atendimentos diários.

“Nossa intenção é encontrar essas demandas de serviços por região e futuramente fazer isso em todos os PACs”, destacou Esaú. Nos postos dos PACs são disponibilizados 13 serviços, oferecidos por órgãos estaduais, municipais e também da iniciativa privada. Os postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Com informações da assessoria