
Moradores da Comunidade Braga Mendes atearam fogo em pedaços de madeiras para bloquear avenida – foto: Mário Souza
Moradores da Comunidade Braga Mendes, na Zona Leste de Manaus, interditaram os dois sentidos da Avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular 2, em protesto após os danos causados pela chuva torrencial que caiu no domingo (22). Os manifestantes montaram barricadas e atearam fogo em madeiras e colchões para impedir o tráfego de veículos.
A manifestação pacífica dos moradores mobilizou o Corpo de Bombeiros, Força Tática e 30ª Companhia Interativa Comunitária. A via foi bloqueada por volta das 16h de segunda-feira (23) como forma de pedir ajuda da Defesa Civil do município.

O Corpo de Bombeiros fez a extinção das chamas e a via foi liberada para o tráfego de veículos – foto: Mário Souza
A moradora da comunidade Agustina dos Santos Perez, 44, relatou que perdeu eletrodomésticos, móveis e roupas após a água da chuva invadir a casa em que morava.
A Defesa Civil do município informou que a chuva de quase dez horas, se intensificou principalmente na Zona Norte da capital. Ao todo, 60 ocorrências foram registradas pela central de emergência da Defesa Civil (199), que mobilizou equipes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) a se dividirem por toda a cidade.
Seis famílias da Comunidade Riacho Doce, Zona Norte e bairro Petrópolis, Zona Sul, foram cadastradas para receberem o auxílio aluguel. Outras famílias aguardam análise para o recebimento do benefício. Além do auxílio, a Semmasdh disponibiliza cestas básicas, colchões e kits, contendo roupas, lençóis e calçados.