Moradores tiveram que mover casas inteiras de lugar devido ao fenômeno das ‘terras caídas’, uma consequência da seca que atinge o Amazonas este ano.
A decisão surgiu após a comunidade Canabuoca sofrer os impactos da seca severa. Em um vídeo que começou a circular na internet no último dia 3, é possível ver moradores de uma comunidade local em Manacapuru (AM) fazendo uma força-tarefa para mover suas casas de lugar.
Segundo a Defesa Civil de Manacapuru, o fenômeno “terras caídas” vem afetando a região e algumas casas já foram retiradas do local para evitar maiores danos.
“Estamos caminhando todos os dias com trabalho ostensivo, preventivo e de orientação para que, através da Defesa Civil, possamos diminuir a dor e o sofrimento dessas pessoas. Sabemos que será uma grande cheia e estamos preparados’’, informou Daniel Aguiar, coordenador municipal da Defesa Civil de Manacapuru.
Seca
Atualmente a região amazônica vive um dos períodos de seca mais severa já registrados pelas réguas oficiais. O rio Negro, que banha Manaus, media 15,29 metros. Faltam apenas 1,66 metros para alcançar a cota histórica (13,63 metros) registrada em 2010.