
Os manifestantes montaram uma barricada com caixas de isopor, pedaços de madeira, pneus e, em seguida, atearam fogo interditando os dois sentidos da via – foto: Lucas Pereira/Diário Manauara
Moradores das comunidades Alfredo Nascimento e Raio de Sol, na Zona Norte de Manaus, que tiveram casas alagadas por conta da chuva na tarde desta segunda-feira (27) interditaram a Avenida Margarita, conhecida popularmente como ‘Grande Circular 2’, por volta das 17h. Cerca de 50 manifestantes participaram do protesto ateando fogo em sofás e madeiras, bloqueando os dois sentidos da via.

A via foi interditada prejudicando o fluxo de veículos – foto: Lucas Pereira/Diário Manauara
De acordo com o tenente Rômulo Wilhians, da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), as reivindicações dos moradores foram acompanhadas sem qualquer tipo de conflito.
“Iniciamos conversas com os moradores para que uma parte da via fosse liberada para o tráfego de veículos sem prejudicar o direito de ir e vim de outras pessoas”, disse.

Revoltados, moradores interditaram a via com barricadas – foto: Lucas Pereira/Diário Manauara
O açougueiro Alberto Almeida da Rocha, 30, disse que ao chegar do trabalho, encontrou sua casa alagada. Os filhos de 12 e 19 anos estavam retirando alguns móveis para que não fossem danificados.
Já o técnico de enfermagem Jefferson Cavalcante, 40, informou que as chuvas sempre causam transtornos aos moradores, quando o leito do igarapé transborda. Segundo ele, drenagem no local foi realizada, mas o problema continua acontecendo.
“Algumas pessoas que perderam móveis, roupas e eletrodomésticos ao terem suas casas alagadas foram abrigadas em uma igreja da comunidade. Esperamos ajuda dos órgãos públicos para solucionar o problema que temos enfrentado durante as chuvas”, lamentou.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que uma equipe será enviada ao local para avaliar a situação dos moradores, ainda esta semana.