×

Cidades

Matrículas para novos alunos da rede pública de ensino começam neste sábado (13)

A rede municipal terá capacidade de atendimento de mais de 272 mil alunos (Foto: Rodemarques Abreu/Semed)

A partir das 00h01 deste sábado (13), inicia o período de matrícula para novos alunos da rede pública de ensino. Já sábado e domingo as matrículas poderão ser realizadas pela internet, no site www.matriculas.am.gov.br e pelo aplicativo ‘Matrículas Amazonas’. A partir de segunda-feira (15), as matrículas também poderão ser realizadas presencialmente, em qualquer unidade de ensino municipal e estadual, até 18 de janeiro deste ano.

Publicidade

Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará 55.288 mil novas vagas, sendo 24.026 para a Educação Infantil, 24.141 para Ensino Fundamental e mais 7.121 para Educação de Jovens e Adultos, nas 499 escolas que funcionarão na rede. Com isso, a rede municipal terá capacidade de atendimento de mais de 272 mil alunos.

Para realizar a matrícula pelo site e aplicativo, o pai ou responsável deve informar o nome correto do aluno, data de nascimento e nome correto da mãe. Tanto no site, quanto no aplicativo, pode ser realizada a buscar pelas unidades de ensino, de acordo com o bairro onde a pessoa reside ou deseja estudar. Também estão disponíveis, nos dois dispositivos, os contatos da Semed e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

Para tirar dúvidas e resolver problemas técnicos durante o atendimento on-line no final de semana, haverá uma equipe composta de técnicos e analistas da empresa Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam) de plantão, desde os primeiros minutos do período de matrícula. O atendimento será feito pelo telefone 2121-6490 e pelo e-mail sacp@prodam.am.gov.br.

Segundo a gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato, depois de reservar a vaga, tanto on-line, quanto nas escolas da rede, os pais ou responsáveis deverão comparecer a escola designada, em até três dias úteis, para entregar os documentos do estudante e confirmar a matrícula, uma vez que o processo só será concluído após a entrega da documentação.

“Devem ser apresentados os documentos do aluno, como certidão de nascimento e cartão de vacina, se for menor de idade, além do comprovante de residência atual e documento de identificação dos pais ou responsável”.

A gerente destacou, ainda, que, no caso de alunos matriculados na Educação Especial, a matrícula só será confirmada com a apresentação de laudo médico, que comprove a deficiência indicada no ato da reserva de vaga.

Documentos necessários

Documentos para a confirmação da matrícula: comprovante de escolaridade original, guia de transferência, histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade.

Para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Aumento de vagas

As novas vagas proporcionaram um aumento de 22,68,% em relação à quantidade vagas oferecidas em 2017. De acordo com a chefe da Divisão de Estatística da Semed, Eliete Queiroz Carvalho, esse aumento será possível com a inauguração de novas unidades.

O aumento na capacidade de atendimento da rede foi possível graças à previsão de entrega de quatro novas creches até o fim do 1º semestre, abertura de duas escolas de Ensino Fundamental, sendo um no bairro do Mauazinho, zona Leste, e outra no Santa Etelvina, Zona Norte, além da reabertura da Escola Municipal Domingos Sávio, que retorna no início do ano letivo de 2018”, destacou.

Com informações da assessoria