Manaus (AM) – O recém-nascido Victor Cauã Castro Braga é um dos mais de 1.500 bebês nascidos na Maternidade Alvorada, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), neste ano. A equipe da maternidade foi mencionada nas redes sociais pela tia de Victor, Maria Madalena Braga, pelo parto acolhedor e humanizado realizado em sua sobrinha Bruna Luana Braga.
“Agradeço à equipe maravilhosa da maternidade. Profissionais de excelência desde a recepção a comida de excelência. A todos meu muito obrigado. Toda a equipe maravilhosa que atendeu minha sobrinha meu muito obrigada”, diz trecho da publicação de Madalena.
Bruna, de 27 anos, afirmou que escolheu ter o nascimento do terceiro filho na Maternidade Alvorada pelos relatos positivos de atendimento às mães e aos bebês na unidade. Ela saiu do bairro Jorge Teixeira, onde reside na zona leste de Manaus, para ter o bebê na maternidade na zona centro-oeste. O recém-nascido nasceu no dia 28 de novembro, às 15h30, pesando 3 quilos e 560 gramas.
“Ouvi falar muito bem dessa maternidade. O quanto ela era boa. Prova disso, tive a todo tempo assistência e orientação para o exercício do parto. Foi de grande alívio ter esses cuidados na chegada do meu filho”, enalteceu a mãe.
O diretor da Maternidade, Márcio Rafael, ressaltou que a unidade é referência em diversas áreas de assistência, como exemplo o incentivo ao aleitamento materno.
“É uma maternidade que atua na modernização desde o atendimento até o parto do bebê. Neste ano recebemos diversos equipamentos de ponta para dar o melhor acolhimento e procedimento às mães e aos bebês”, afirmou, acrescentando que neste ano mais de 1.500 partos normais e cesáreas foram realizados na maternidade.
Modernização
A Maternidade Alvorada recebeu, no dia 9 de dezembro, novos equipamentos médicos e tecnológicos.
Dentre os equipamentos entregues pelo programa Saúde Amazonas na unidade estão uma câmara para hemocomponentes da Agência Transfusional – Unidade Hemoterápica, que tem como função armazenar sangue e seus derivados; três monitores multiparâmetro; foco clínico; bisturi eletrônico; incubadora de transporte; mesa cirúrgica automatizada; foco clínico para exames; poltronas de acompanhantes; e um raio-X digital.
A Agência Transfusional pode realizar até 20 transfusões por mês, estabelecendo um armazenamento de quase o dobro de bolsas de sangue para a unidade de saúde. A Maternidade Alvorada já realizou, neste ano, 1.495 partos normais e cesáreas.
*Com informações da assessoria