×

Cidades

Ipês florescem com o verão amazônico em várias partes de Manaus

A espécie ganhou notoriedade a partir de 2015, quando ocorreu o primeiro florescimento dos ipês brancos plantados no canteiro central da Djalma Batista

Avenida Djalma Batista oferece o espetáculo da floração de ipês (Foto: Marcio James/Semcom)

Manaus – O verão amazônico faz surgir na paisagem da cidade as flores dos ipês. O programa Arboriza Manaus, da Prefeitura de Manaus, realizou nos últimos quatro anos o plantio de 40 mil novas árvores na capital, das quais aproximadamente 6 mil são ipês.

Publicidade

Além da avenida Djalma Batista, que anualmente oferece um espetáculo a quem trafega na via, com a floração dos ipês existentes no canteiro central, diversos outros logradouros públicos e corredores viários da cidade, contemplados com o plantio da espécie, estão florescendo pela primeira vez.

Quem passa pelas avenidas Max Teixeira, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo, já consegue visualizar as flores nas cores branca e lilás. As espécies são resultado também do trabalho do Arboriza Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo de Manaus.

“É maravilhoso andar pelas ruas da cidade e ver os ipês floridos, nos dando beleza, e também frescor, proteção, nos mostrando que uma cidade mais florida é sim mais bonita e também mais agradável de viver. É esse legado que queremos deixar com a Comissão de Urbanismo e Paisagismo, de que é possível, na verdade é imprescindível, que alinhemos desenvolvimento com o meio ambiente. Os grandes projetos, as grandes cidades requerem isso e é nesse caminho que o prefeito Arthur Virgílio Neto, eu e todos que compõem a comissão estamos seguindo. Nossa população merece”, destaca a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo de Manaus, Elisabeth Valeiko Ribeiro, acrescentando que a comissão fortaleceu as ações de arborização e paisagismo em áreas públicas.

Florescimento

A espécie ganhou notoriedade em Manaus a partir de 2015 (Foto: Marcio James/Semcom)

A floração e a perda de folhas fazem parte do ciclo reprodutivo característico do ipê e começa a acontecer no verão. As árvores perdem as folhas e florescem, como forma de adaptação ao espaço onde estão inseridas.

“Esse é um processo que geralmente ocorre entre setembro e outubro, em virtude dos dias de sol forte registrados na cidade, em alguns casos, o processo de floração de alguns dos ipês pode ter se desencadeado até antes desse período”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

27. Tradicionalmente, o surgimento das flores acontece entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco.

“Nesse momento, de elevadas temperaturas, todas as energias da planta estão voltadas ao ciclo reprodutivo, depois surgem as vagens e os ipês retomam a emissão das folhas. A perda das folhas faz parte da biologia da planta e é uma estratégia de sobrevivência da árvore, que busca economizar o máximo de umidade que ela puder sempre no período do verão”, afirma o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.

Os ipês floridos têm encantado a população em todas as zonas da cidade (Foto: Marcio James/Semcom)

Os ipês floridos têm encantado a população em todas as zonas da cidade. Para a farmacêutica Cláudia Helena Pio, 55, é uma alegria ver tantas árvores na cidade florescendo. “Esse é um período muito quente, mas somos sempre agraciados em ver essas belezas naturais, que particularmente, me encantam muito. Dessa vez, são em vários cantos da cidade e toda a oportunidade que eu tenho eu paro para fotografar. Sou apaixonada”, comentou.

Serviços

As espécies são resultado também do trabalho do Arboriza Manaus (Foto: Marcio James/Semcom)

Para estarem como estão hoje, os ipês recebem atenção da Prefeitura de Manaus, que realiza ações de manutenção, reposição, podas de condução (em alguns casos) visando adequar as árvores à realidade da cidade. Algumas das árvores estão florindo pela primeira vez este ano. O técnico explica que a primeira floração não é tão intensa. Somente quando as árvores apresentam um estágio de desenvolvimento maior é que passam a ter uma floração plena. Por meio do programa Arboriza Manaus, também receberam o plantio de ipês as rotatórias da Cidade Nova, Ponta Negra, avenida Rodrigo Otávio, avenida Brasil, praça do Petrópolis, entre outros.

A perda das folhas faz parte da biologia da planta (Foto: Marcio James/Semcom)

Depois de florescerem, os ipês começam o processo de renovação das folhagens, momento em que todas as flores e vagens caem ficando apenas os galhos das árvores, que ganharão novas folhas. Nesse momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.

*Com informações da assessoria