×

Cidades

“Idoso Empreendedor”: linha de crédito beneficiou mais de 800 idosos

Programa tem como foco empreendedores com mais de 60 anos de baixa renda.

Antônio Gomes (Foto: Carlos Soares/Secom)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas alcançou mais de 800 pessoas da terceira idade através do “Idoso Empreendedor”. Iniciado em julho do ano passado, o programa oferece linha de crédito para pessoas acima de 60 anos afetadas pela pandemia e de baixa renda.

Publicidade

 

O projeto funciona em parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), oferecendo microcrédito com recursos que vão de R$ 5 mil, na capital (sem avalista), até R$ 8 mil, no interior do Estado (com avalista).

 

Para se certificar que esse recurso seja destinado ao público alvo, a Secretaria de Justiça possui uma equipe que realiza um trabalho de acompanhamento, como explica a secretária executiva adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade.

 

“A equipe psicossocial faz todo um trabalho para verificar se não estão passando por nenhuma situação de abuso financeiro, ter certeza que aquele crédito vai realmente para o idoso, para aumentar sua fonte de renda e assim a gente possa promover a autonomia e inclusão de verdade dos idosos no mercado de trabalho, enquanto agente social”, explica Luciana.

 

Entre os beneficiados, os negócios são diversos. O programa aquece a economia, incentiva novas iniciativas e ajuda a dar continuidade aos negócios que já existem. Esse último, é o caso de Antônio Gomes de 78 anos que há 3 anos refresca a vizinhança com água de coco no bairro Tancredo Neves, zona leste.

 

“Todo negócio é bom, eu já tenho o começo da clientela e o que eu penso é em crescer mais, ter mais renda, porque tendo mais renda, a gente tem mais qualidade de crescer mais um pouco e resolver os problemas da gente”, afirmou o comerciante.

 

Idoso empreendedor – Para solicitar o recurso financeiro do Idoso Empreendedor, é necessário acessar o site da Afeam (https://www.afeam.am.gov.br/credito-amazonas-idoso-empreendedor/) e conferir as condições. Após isso, para ter acesso ao crédito a pessoa idosa deve se dirigir a um dos locais abaixo, das 8h às 14h:

 

Capital

Seadpi/CIPDI – Rua do Comércio, s/n, Parque 10, ao lado da Delegacia do Idoso

 

PAC Leste – Av. Autaz Mirim, 288 – Tancredo Neves, Manaus – AM, 69087-215 (SHOPPING LESTE)

 

PAC Compensa – Av. Brasil, 2665 – Compensa, Manaus – AM, 69036-110

 

Interior

PAC Parintins – Av. Jonatas Pedrosa, 437 – Centro, Parintins – AM, 69151-030

*Com informações da assessoria