×

Cidades

Idam realiza curso de mecanização agrícola para produtores indígenas

Objetivo é capacitar comunidades indígenas no processo de produção mecanizada

A atividade contou com a participação de 25 pessoas, a maioria produtores de diversas etnias indígenas. (Foto: Divulgação/Idam)

São Gabriel da Cachoeira (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) deu início, nesta segunda-feira (13), ao curso de mecanização agrícola para produtores indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). A atividade contou com a participação de 25 pessoas, a maioria produtores de diversas etnias indígenas.

Publicidade

Ministrado pelo técnico em agropecuária do Idam, Luiz Alberto da Cruz Platini, o curso tem como principal objetivo introduzir o processo de produção mecanizada e demonstrar sua importância para a melhoria e o aumento da produção agrícola na região.

O curso será realizado em duas etapas: a parte teórica, em que os alunos aprenderão sobre a importância da mecanização agrícola; e a parte prática, em que farão o manuseio da patrulha composta por dois tratores que pertencem ao Idam.

(Foto: Divulgação/Idam)

“É interessante pontuar que noventa por cento dos alunos do curso, mesmo os agrônomos e técnicos, são indígenas filhos de São Gabriel da Cachoeira que estão tendo a oportunidade de participar da capacitação para serem semeadores da mecanização a outras pessoas”, afirma Platini.

A programação acontecerá até o dia 17 de setembro e faz parte de uma série de cursos de mecanização agrícola nos municípios do estado do Amazonas que visam o desenvolvimento de uma agricultura moderna e mecanizada para que possam melhor executar as atividades agrícolas, trazendo benefícios para os produtores e posteriormente os consumidores desses produtos.

*Com informações da assessoria