Maués (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na terça-feira (20), uma capacitação em Cooperativismo, Associativismo e Gestão de Liderança, no município de Maués (distante à 276 quilômetros de Manaus), com a participação de mais de 50 produtores familiares.
O curso foi ministrado pela gerente da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp), Joyce Magalhães, que destacou a ação realizada com o objetivo de fomentar o crescimento das associações e cooperativas locais.
“Nosso intuito é que as organizações sejam autônomas, independentes e busquem sempre o melhor para a coletividade, respeitando de maneira democrática seus membros e vislumbrando possibilidades reais de desenvolvimento”, disse ela.
Ainda segundo a gerente, também foi realizada uma visita a dois imóveis potencialmente importantes para a reestruturação de duas agroindústrias, de guaraná e de extração de óleo. Para Joyce, a necessidade de organizar esses espaços é imperiosa, haja vista que o potencial econômico do local é expressivo, basta apenas serem assistidos e direcionados.
O curso de Capacitação em Cooperativismo, Associativismo e Gestão de Liderança, realizado em Maués, representa o primeiro em uma série de ações de capacitação, que serão realizadas para atender produtores membros de organizações em vários municípios do estado. Além de Maués, a Gerência de Apoio à Organização de Produtores do Idam já se prepara para levar a capacitação também aos municípios de Alvarães, Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, entre outros.