×

Cidades

Homenagem à educadora indígena marca o aniversário de criação da APA Tarumã-Ponta Negra

 Homenagem para educadora indígena marca o aniversário de nove anos de criação da APA Tarumã-Ponta Negra - fotos: divulgação/Semmas

Homenagem para educadora indígena marca o aniversário de nove anos de criação da APA Tarumã-Ponta Negra – fotos: divulgação/Semmas

Em comemoração ao Dia Nacional do Índio, a educadora indígena Paula Aliomar Ribeiro Beltrão, falecida no último dia 12 de fevereiro, foi homenageada na manhã de quinta-feira (20) pela prefeitura de Manaus. A atividade marcou o aniversário de nove anos de regulamentação da Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra.

O ato aconteceu na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, na margem direita do Igarapé Tarumã-Açú, onde Paula foi gestora da Escola Municipal Santo André. A atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio do Conselho Consultivo da APA Tarumã-Ponta Negra, e a Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel).

Publicidade

A homenagem contou com a realização de jogos ambientais, práticas esportivas e uma palestra sobre a importância da APA Tarumã-Ponta Negra para a cidade de Manaus. “A professora Paula tinha um histórico de luta em favor da preservação dos ecossistemas que integram a unidade de conservação APA Tarumã. Portanto, nada mais justo do que prestarmos essa homenagem neste dia”, afirmou a técnica da Semmas Angeline Ugarte, gestora da APA.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Junior, a Prefeitura de Manaus vem apoiando a participação das comunidades das zonas urbana e rural na gestão das áreas protegidas, o que é importante para a preservação desses espaços. Atendendo a uma orientação do prefeito Arthur Virgilio Neto, os conselhos gestores das unidades de conservação municipais foram fortalecidos e estão atuando efetivamente como instrumentos para a regulamentação e normatização do uso sustentável desses espaços.

“A Semmas tem se dedicado a essa missão, criando e garantindo o funcionamento dos conselhos consultivos das APAs e outras unidades de conservação municipais”, afirmou o secretário Antônio Nelson.

“Queremos continuar um trabalho voluntário nesta área por percebermos a integração destes jovens com o cuidado ao meio ambiente, algo trabalhado fortemente no ambiente da escola Santo André”, afirmou o gerente de Atividades Especiais da Semjel, Ewerson de Oliveira Carvalho, presente ao evento junto com o gerente de Atividades Ribeirinhas do órgão, Carlos Eduardo Mota.

A Semjel apoiou o evento levando quatro educadores físicos que realizaram as atividades desportivas com os ribeirinhos.

Com informações da assessoria