×

CidadesPolícia

Homem envolvido em tentativa de latrocínio contra policial militar é preso em Manacapuru

Maycon, que já tinha passagem pela polícia por roubo, quando era adolescente, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio - foto: Polícia Civil

Maycon, que já tinha passagem pela polícia por roubo, quando era adolescente, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio – foto: Polícia Civil

 

Publicidade

Maycon Martins Marinho, 21, foi preso por envolvimento em tentativa de latrocínio que teve como vítima o cabo da Polícia Militar Clenilton Pantoja Arruda, 40, ocorrido na segunda-feira (26), por volta das 18h30, na Rua Jauaperi, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.

De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), delegado Adriano Felix, Maycon foi preso por policiais militares lotados em Manacapuru, município distante 68 quilômetros em linha reta da capital, em menos de 24h após participar do delito.

A prisão do suspeito ocorreu na noite de terça-feira (27), por volta das 18h, logo após o jovem ter dado entrada no Hospital Geral de Manacapuru. Segundo a autoridade policial, os funcionários da unidade hospitalar entraram em contato com as Polícias Civil e Militar do município para informar que havia um paciente lesionado por arma de fogo.

Conforme o titular da especializada, no dia do crime o policial militar estava em frente a um estabelecimento comercial, aguardando a companheira dele que estava fazendo compras, quando três indivíduos em um carro modelo Saveiro, de cor preta e placas não identificadas, o abordaram achando que ele seria vigia do local. Inclusive, chegaram a exigir que a vítima entregasse o aparelho celular, que foi jogado no chão. Nesse momento houve troca de tiros entre o policial militar e os infratores.

“Durante a troca de tiros o cabo da PM foi alvejado no abdômen e mesmo ferido conseguiu acertar Maycon com um tiro na mão. Após a ação criminosa o jovem foi até o bairro Compensa, na zona Oeste da capital, onde pegou um ônibus intermunicipal com destino a Manacapuru, a fim de receber atendimento médico e ludibriar a polícia da capital que já estava à procura dos infratores”, argumentou Felix.

Segundo a capitã da Polícia Militar e comandante da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Adriana Sales, a equipe da 27ª Cicom também foi acionada pelos policiais militares de Manacapuru. Na ocasião, eles informaram que o infrator teria se deslocado para o município com o intuito de empreender fuga.

“Agradecemos a participação de todos os envolvidos no caso. É importante destacar o excelente trabalho desempenhado pelos nossos colegas de Manacapuru, que ajudaram a dar essa resposta imediata à população. Lembramos que a polícia, tanto Civil como Militar, está presente nos municípios, atuando de forma integrada no combate à criminalidade”, ressaltou a capitã.

Felix informou, durante a coletiva de imprensa, que em relação aos dois indivíduos que também participaram da tentativa de latrocínio, inclusive o que disparou o tiro que atingiu o policial militar, já foram identificados, porém a identidade deles não será revelada para não atrapalhar o andamento das investigações. Clenilton permanece internado no Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste, mas permanece fora de perigo após ter sido submetido a procedimento cirúrgico de urgência.

“Quero parabenizar aos policiais civis e militares de Manacapuru que deram atenção ao fato e entraram em contato com a nossa equipe da Derfd, que está com a responsabilidade de elucidar essa tentativa de latrocínio. Daremos continuidade às buscas pelos outros dois indivíduos que tiveram participação nesse crime, a fim de tirarmos de circulação esses infratores considerados de alta periculosidade”, concluiu Adriano Felix.

Maycon, que já tinha passagem pela polícia por roubo, até mesmo quando era adolescente e depois de completar a maioridade, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Ao término dos procedimentos cabíveis realizados na especializada, o infrator será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Com informações da assessoria