×

Cidades

FVS-RCP realiza testes rápidos para IST’s

Ação ampliada ocorre nas ações Governo Presente

FVS-RCP realiza testes rápidos para IST’s

As testagens fazem parte de ação ampliada à população (Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP)

Manaus (AM) – Durante a ação Governo Presente do Governo do Amazonas, realizada aos sábados, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), segue oferecendo testes rápidos que emitem diagnósticos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O objetivo do Governo Presente é levar serviços públicos estaduais para mais perto da população. Neste sábado (17), a ação ocorreu no Colégio Militar da Polícia Militar – Unidade 1, na zona sul de Manaus. Na ocasião, a FVS-RCP chegou à marca de 432 testes rápidos realizados.

Publicidade

As testagens fazem parte de ação ampliada à população, uma iniciativa que faz parte das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras IST’s. E, com uma coleta de sangue, é possível detectar as quatro infecções.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, durante as ações Governo Presente, as testagens rápidas representam um esforço a mais da fundação em fortalecer a oferta de diagnósticos de IST’s à população.

“Com o posto de testagem em eventos como esse, realizado aos sábados, a FVS-RCP proporciona facilidade ao acesso àqueles que desejam realizar os testes e que não conseguem ir aos serviços de saúde em horário comercial”, destaca a diretora Tatyana.

Uma das pessoas que fez o teste foi o barman Lucas Moreira. “É preciso falar da importância de usar preservativo e, também, fazer os testes rápidos. Nunca se sabe”, disse.

Governo Presente

Esta é a quinta edição do Governo Presente em 2024. No total de edições do evento deste ano, a FVS-RCP já realizou 2.152 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. As ações também incluem distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e material educativo com orientações sobre como evitar infecções sexualmente transmissíveis.

*Com informações da assessoria