Manaus (AM) – Atividades de popularização da ciência e projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), serão apresentados, neste sábado (20), durante a 8ª Edição do Programa Governo Presente.
O evento, aberto ao público, ocorrerá na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, das 8h às 14h.
Além da apresentação das pesquisas, os visitantes e, principalmente as crianças e adolescentes, poderão participar de jogos educativos e interativos, tapete de ilusão óptica e atividades infantis, disponibilizados no estande da Fapeam, além de conhecer as ações desenvolvidas pela Fundação para fortalecer a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas.
Exposição
Entre os projetos a serem apresentação na ação está a ‘Sala de Produção de Material Pedagógico Estruturado’, desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam), coordenado pela professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Regina Oliveira, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz.
Outro projeto é a ‘Química em uma Cozinha sem Glúten’, realizado via Programa Ciência na Escola (PCE), Edital n° 002/2023, coordenado pela professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Laila da Silva Pedroza. O trabalho aliou teoria à prática ao contextualizar fenômenos químicos utilizando cozinha sem glúten como laboratório alternativo e tornando acessível o conhecimento sobre Doença Celíaca e química para alunos do ensino médio do Colégio Amazonense D. Pedro II.
Governo Presente
Em sua 8ª edição, o Programa Governo Presente acontece sempre aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade. Durante a ação, são oferecidos serviços como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas e palestras. Ao todo, 37 órgãos estaduais estão envolvidos na ação de cidadania.
*Com informações da assessoria