×

Cidades

Governo do Amazonas realiza ação social no CECF 31 de Março

Centro de convivência administrado pela Seas no Japiim também recebeu bazar das mulheres da zona sul

Foi disponibilizado ao público presente testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis (Foto: Kerolyn Leigue/Seas)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), realizou nesta sexta-feira (05), ação social no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) 31 de Março, no Japiim, zona sul de Manaus, oferecendo vários serviços à população. Além disso, a programação contou com o Bazar Social “Mulheres Zona Sul”, visando proporcionar renda para as mulheres da comunidade.

Publicidade

A ação envolveu duas frentes de trabalho: a campanha “Novembro Azul” com a distribuição de folderes alertando os homens sobre a importância de cuidar da saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata, tendo em vista que mais de 28% da população masculina desenvolve neoplasias malignas. O objetivo da campanha é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer.

Convivência – Outro foco do evento foi sensibilizar a população do Japiim e adjacências sobre a importância da denúncia e da rede de apoio para erradicação e prevenção da violência contra as mulheres, em alusão aos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, celebrado neste mês de novembro. O Bazar Social “Mulheres Zona Sul”, cujas integrantes são oriundas de grupos de convivência, resultado do trabalho de empoderamento e protagonismo feminino realizado no Centro.

De um total de 67 mulheres ativas, 30 participaram da ação social no 31 de Março expondo em seus stands produtos em artesanato, oriundos de cursos oferecidos no Centro; brechó, além de acessórios de cabelo, pulseiras de miçangas, mini terço, entre outros. “Sou aluna de balé do Centro, e aprendi a fazer esses acessórios no local”, disse Ana Gabiela Barbosa, 10 anos, que frequenta o local com os país.

(Foto: Kerolyn Leigue/Seas)

Pertencente ao grupo “Rosas Vermelhas” do CECF 31 de Março, Julia Ferreira dos Santos já realizou vários cursos no local, por meio do Centro de Treinamento de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), entre os quais, de aplique e malharia. “São cursos importantes que coloquei em prática, e hoje tenho uma renda com a venda de guardanapos com apliques, capa de liquidificador, entre outros”, disse

Parcerias – De acordo com a diretora do CECF 31 de Março, Mirleide Freitas, a ação é um trabalho conjunto do Governo do Estado, de parceiros e da comunidade, principalmente as mulheres que já haviam pleiteado essa ação. “O bazar é um símbolo de empoderamento, reconhecimento e protagonismo feminismo em tempos de pandemia. Quando a gente fala de protagonismo, fala da autonomia dessa mulher, levando em conta que a situação financeira contribui muito para você se manter e sair de uma situação de violência”, frisou.

Testagem rápida – Por conta da parceria do CECF 31 de Março com a UBS Japiim, foi disponibilizado ao público presente testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, além de coleta de preventivos e encaminhamentos para o exame de mamografia.

A dona de casa Darcley Barros Mota fez coleta de preventivo, exame de mamografia e realizou todos os testes rápidos oferecidos no centro. “Esse tipo de ação é importante para a comunidade, porque nos permite fazer vários exames no mesmo local. Muitas pessoas têm dificuldade de se locomover, por questões de saúde e pela falta de recursos financeiros”, admitiu.

Elcio Araújo, que estava acompanhado da esposa Soraia de Fátima Lima, elogiou a decisão do Governo Estadual em propiciar esse tipo de serviço à população. “Deveria ter um centro de convivência da Família em cada bairro da cidade, dessa forma a população seria melhor atendida”, disse. Ele fez os testes rápidos, enquanto a esposa pegou o encaminhamento para mamografia.

A capital amazonense possui sete equipamentos públicos estaduais que trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

*Com informações da assessoria