×

Cidades

Governo atua na orientação para regra sanitária no jogo do Manaus FC

SES-AM e FVS-RCP reuniram profissionais para compor as equipes

Protocolos sanitários. (Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), atuou na orientação para cumprimento do protocolo sanitário para eventos esportivos na partida entre Manaus Futebol Clube e Ypiranga, na tarde deste domingo (17), na Arena da Amazônia.

Também estavam presentes, atuando no cumprimento do protocolo sanitário durante o jogo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

“A secretaria de Estado de Saúde atuou com 65 voluntários no evento do jogo do Manaus, estivemos com duas equipes montadas nos postos médicos dentro da arena, com o apoio também de duas ambulâncias para dar cobertura em todo evento, já contando com as que foram contratadas pelo Manaus FC e estivemos com duas unidades de saúde de referência para o caso de necessidade de remoção de algum usuário”, explicou a secretária executiva adjunta de assistência à urgência e emergência, Bruna Machado.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os técnicos da FVS-RCP foram responsáveis por orientar os torcedores sobre as medidas de segurança previstas no protocolo sanitário para eventos esportivos do Amazonas.

“O público deve manter o uso de máscara de proteção respiratória (salvo quando estiver consumindo bebidas), priorizar o distanciamento social e evitar circular entre as arquibancadas do estádio”, ressaltou Tatyana, acrescentando que 50 profissionais da FVS-RCP foram destacados para a ação.

Segundo a enfermeira Evelyn Campelo, que atuou na coordenação da ação da FVS-RCP no jogo, os técnicos foram distribuídos pela área da Arena da Amazônia, orientando os torcedores e atuando na conferência do status vacinal e presença de testes, caso necessário, dos torcedores na entrada do estádio.

“O nosso papel foi orientar, monitorar, fiscalizar, dando o suporte. Caso houvesse alguma insistência dos torcedores em descumprir as normas,” destacou a enfermeira.

Critérios

A testagem foi uma das exigências para que as equipes pudessem trabalhar no jogo Manaus x Ypiranga, deste domingo (17), na Arena da Amazônia.

Para entrar no estádio, cada pessoa apresentou o ingresso, a carteira de vacinação, com o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, junto a um documento oficial com foto.

Quem se vacinou com intervalo menor que 15 dias da data do jogo, ou seja, depois do dia 1° de outubro, teve que apresentar também teste antígeno ou RT-PCR negativo para Covid-19. E não foi permitida a entrada na Arena com alimentos e bebidas em geral.

*Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page