×

Cidades

Governador em exercício recebe cônsul do Japão e embaixador da Bélgica para discutir parcerias

O encontro discute parcerias comerciais e científicas (Fotos: Valdo Leão/Secom)

O governador em exercício e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, recebeu, na sede do Governo, bairro Compensa II, zona oeste, o cônsul do Japão, Shuji Goto, e o embaixador da Bélgica, Dirk Loncke, na manhã desta terça-feira (28/11). Cultura, comércio, meio ambiente, segurança, parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e investimentos no Estado foram alguns dos temas abordados nos encontros.
Bosco Saraiva, ao lado de secretários de Estado, recebeu a comitiva belga liderada pelo embaixador do Reino da Bélgica, Dirk Loncke, e destacou ao diplomata que o Amazonas é o melhor estado do Brasil para se fazer investimentos, por conta do Polo Industrial de Manaus (PIM) e da preservação de mais de 95% da floresta amazônica.

Publicidade

“O embaixador irá cumprir uma extensa agenda aqui no Amazonas pelos próximos três dias, aqui em Manaus, muito especial e voltada para possíveis investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele ficou impressionado com as condições de preservação do nosso estado e a comitiva que o acompanha está tratando das possibilidades de novos investimentos no Amazonas”, comentou o vice-governador.

Parcerias – Dirk Lonke disse que é a segunda vez que vem a Manaus, nos 15 meses que atua como embaixador do país no Brasil, e destacou sobre a importância de conhecer o PIM, para futuras parcerias. Ele endossou o interesse da Bélgica na relação estreita com a UEA.

“O objetivo principal é conhecer a Zona Franca. É uma situação importante, me impressiona muito a distância daqui, a distância dos rios, os caminhos da região amazônica. A parceria com a UEA é entender quais são os pontos de convergência entre a Bélgica e a UEA. A biotecnologia é algo que interessa bastante ao nosso país. Estamos também procurando estas informações”, afirmou o embaixador.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, disse que pelos próximos três dias, tempo em que a comitiva belga permanecerá em Manaus, irá identificar os pontos para firmar uma parceria entre a universidade e centros acadêmicos belgas. A expectativa é que no próximo ano, o acordo esteja em andamento. “Identificando pontos comuns de interesse do Amazonas e da Bélgica, sobretudo, a UEA, para trabalharmos juntos nas áreas de medicina, biotecnologia, engenharia da computação, portos e hidrovias, e também, em inovação em comércio e área industrial. Há um desenho para 2018 da presença da universidade na Bélgica no sentido de estabelecer contatos com pesquisadores dessas diversas áreas para iniciarem um trabalho conjunto”, explicou.

Japão – Bosco Saraiva, recebeu ainda o cônsul-geral do Japão em Manaus, Shuji Goto, e apresentou as ações implantadas na área de segurança, no governo Amazonino Mendes. Segundo o governador em exercício, um novo encontro irá ocorrer, em data a ser definida, no Consulado do Japão, em que Bosco irá discutir com a comunidade nipônica temas relacionados às áreas de cultura e segurança. “Nós já combinamos uma agenda para cuidar das áreas da segurança e cultura. No ano que vem eles vão comemorar 110 da comunidade japonesa no Brasil e, em 2019, 90 anos no Amazonas”, disse.

O cônsul Shuji Goto destacou que a comunidade japonesa sempre manteve uma boa relação com o Governo do Estado. “Temos muitas histórias e em 2019 celebraremos 90 anos da imigração japonesa no Amazonas, 110 anos no Brasil. Temos relações de muito anos e queremos ter uma relação extraordinária com o governo estadual”, declarou o emissário.