×

Cidades

Governador David Almeida entrega mais viaturas de polícia e estende Ciclopatrulha no Centro de Manaus

30 novas viaturas da PM irão reforçar o patrulhamento em municípios do Estado (Foto: Valdo Leão)

O Governador David Almeida entregou na sexta-feira (29), 30 novas viaturas à Polícia Militar para reforço do patrulhamento aos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Nova Olinda do Norte, Careiro Castanho, Novo Airão, Anori, Beruri, Borba, Itapiranga e Anamã. Ao todo, serão 103 veículos, modelo Palio Weekend Adventure 1.8, entregues para a Polícia Militar e Polícia Civil na capital e interior, até o fim de outubro, como parte da renovação da frota, que acontece a cada dois anos. A solenidade aconteceu no Largo de São Sebastião, no Centro, Zona Sul de Manaus.
Com as viaturas entregues nesta sexta, somam-se 261 veículos substituídos em 2017, na gestão de David Almeida. A entrega dos veículos faz parte das ações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que têm como objetivo o aparelhamento das polícias, com viaturas e armamentos, a fim de reforçar o combate à criminalidade e garantir a segurança da população. “Nós colocamos para funcionar os helicópteros e são mais de 250 viaturas, em menos de 150 dias de gestão, demos a maior promoção da história da Polícia Militar e de Bombeiros, e do escalonamento da Polícia Civil. E sem dúvida alguma temos ajudado na estruturação da segurança pública para melhorar o reforço no combate à criminalidade em nosso Estado”, comentou o governador.

Publicidade

David Almeida ainda ressaltou que esses investimentos colaboraram para a redução nas taxas de homicídio no Estado. Ele comentou que, na próxima segunda-feira, 2 de outubro, será realizado uma coletiva de imprensa para a Secretaria de Segurança Pública divulgar os dados sobre a redução de homicídios no mês de setembro, em comparação com agosto deste ano, no Estado. Os números apontam para uma queda de aproximadamente 40%, sendo registrados 59 homicídios neste mês, e 105 no mês anterior.

“Tivemos o desafio de diminuir esse número de mês a mês e todos vão ver que o mês de setembro em relação a agosto despencou quase 40% nos casos de homicídios. Mas vamos estar reunidos com a secretaria de segurança para passar a todos esses dados. O governo fez a sua parte para melhorar o salário dos servidores da segurança e estruturar o setor”.

Ciclopatrulha 

Ciclopatrulha passa a atuar no Centro da capital (Foto: Valdo Leão)

Após ser lançado na Ponta Negra, Zona Oeste, o projeto Ciclopatrulha passa a atuar no Centro da capital. O policiamento de bicicleta em locais públicos e de grande circulação de pessoas visa coibir, de forma mais rápida, a prática de delitos, em especial furtos e roubos, aumentando a sensação de segurança da população.

“Depois que lançamos o projeto na Ponta Negra em abril deste ano, tivemos redução de 43%, nos casos de furtos, e 25% a menos de roubos, no último trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. E agora estamos implementando aqui no Centro que vai funcionar das 14h às 20h e que vai estar integrado a 24ª Cicom”, disse o Comandante da PM, Coronel David Brandão.

No fim de agosto, foram entregues 50 bicicletas e acessórios operacionais para ampliação do projeto Ciclopatrulha. A Polícia Militar realizou este mês de setembro a capacitação dos policiais que farão parte do ciclopatrulhamento no centro de Manaus. A capacitação envolveu proteção pessoal, transposição de obstáculos, abordagens, noção de policiamento turístico e comunitário, e prática de tiro após desembarque.

Investimentos – O Governo do Amazonas já entregou para o Sistema de Segurança Pública três helicópteros, munições, armamentos não letais, e de menor poder ofensivo, como granadas de efeito moral, gás lacrimogênio, de luz e som, munições de impacto controlado (balas de borracha), spray de pimenta e outros, para repor os materiais que já foram utilizados, sobretudo, nos presídios, e mais 50 bicicletas para ampliação do projeto de Ciclopatrulha no Centro da capital.

Com informações da assessoria