×

Cidades

FPS entrega cadeiras de banho para pacientes do Centro de Reabilitação da Policlínica Codajás

O apoio vai colaborar para reduzir os problemas na rotina dos beneficiados (Foto: William Rezende)

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) fez a entrega, na quarta-feira (18), de 98 cadeiras de rodas de banho para pacientes atendidos pelo Centro Especializado de Reabilitação da Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Os equipamentos fazem parte do repasse financeiro do FPS para o Fundo Estadual de Saúde (FES), no valor de R$ 1.000.012,42, que inclui também a concessão de órteses, próteses, cadeiras de rodas, bolsas para estomias, além da reabilitação de pacientes com paraplegia, tetraplegia, com estoma e deficiência visual.

Publicidade

A concessão de materiais tem o objetivo de devolver a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos 1.500 pacientes cadastrados no Centro de Reabilitação da unidade de saúde. Nessa primeira etapa do repasse serão entregues 298 cadeiras de rodas e de banho. No dia 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro o Centro vai entregar 200 cadeiras de roda para os pacientes já na lista de espera. Os demais benefícios inseridos no repasse vão ser entregues gradualmente.

Conforme a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes, essa atenção às pessoas com deficiência vai receber atenção necessária nos projetos governamentais. “Não foram entregues somente equipamentos, mas solução, mais conforto e qualidade de vida para as pessoas. Nosso governo vai trabalhar com essa proposta de servir e garantir a dignidade das famílias”.

A supervisora do Centro Especializado de Reabilitação da Policlínica Codajás, Josenira de Almeida, destaca a importância dos materiais para a vida das famílias. “Todo benefício que entregamos é uma satisfação tamanha porque prezamos pelo bem-estar das pessoas que precisam desses cuidados. Acredito que, antes do final do ano, vamos entregar os demais benefícios para os pacientes”.

Dificuldades amenizadas 

Para os familiares dos pacientes, o apoio vai colaborar para reduzir os problemas na rotina dos beneficiados. A dona de casa Amanda Brilhante, 34, comenta que o benefício veio em boa hora para atender às necessidades de locomoção do seu filho Gustavo Silva, de 12 anos. “Como meu filho está crescendo ele precisa dessas cadeiras. Já fazia um ano que estávamos esperando e, graças a Deus, saíram. Vamos aguardar a cadeira de roda porque a que ele usa já tem seis anos e está na hora de trocar para melhorar até mesmo na locomoção dele na escola”.

A cuidadora de idoso, Jucélia Bruce, disse que seu trabalho ficará bem melhor com a aposentada Nair Sales, de 81 anos. “Como são muita caras essas cadeiras, usávamos algumas improvisadas. Mas agora ela (Nair) vai ficar mais confortável para poder dar banho sem machucar seu pés”.

Com informações da assessoria