×

CidadesSaúde

FCecon forma especialistas em diversas áreas da medicina

Os novos especialistas irão atuar no programa de Residência Médica - foto: divulgação/FCecom

Os novos especialistas irão atuar no programa de Residência Médica – foto: divulgação/FCecom

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), insere, na sexta-feira (31), com a diplomação de oito médicos especializados em diferentes áreas, no mercado de trabalho local. Com eles, o Programa de Residência Médica da instituição, vinculado à Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), contabiliza 28 especialistas formados através do suporte da instituição. A diplomação acontece às 19h, no Conselho Regional de Medicina (CRM), na Avenida Raimundo Parente, bairro Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus. 

Publicidade

O Programa de Residência Médica foi lançado na FCecon, há 11 anos, com a primeira especialização em Cancerologia Cirúrgica. De lá para cá, foram lançadas mais quatro residências. Neste ano, a FCecon forma o primeiro especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Além deles, serão diplomados dois especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, dois em Cancerologia Cirúrgica, dois em Cancerologia Clínica e um em Mastologia. Os cursos vão de dois a três anos, dependendo da especialidade.

Os novos especialistas são: Eduardo Antônio Barbosa de Andrade, Márcio Costa Fernandes, Adalberto Caoru Haji Júnior, Rebeca Aparecida dos Santos di Tommaso, Paulo Sérgio Saraiva Santiago, Bernardes Leite de Oliveira, Ianaçara Machado da Fonseca e Igor Gioia Fonseca.

Processo de formação

Vinte e um médicos ainda passam pelo processo de formação na unidade hospitalar, sendo oito deles, inseridos no Programa no início do mês, após processo seletivo. A FCecon oferta anualmente 11 vagas, através de edital, com bolsas financiadas por diversas fontes, entre elas, o Ministério da Saúde. A expectativa agora é para o lançamento da residência em Anestesiologia, prevista para ser lançada no próximo ano.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação, Dra. Kátia Luz Torres, o Programa de Residência Médica FCecon é de extrema importância para a área da saúde na região, pois possibilita que médicos recém-formados ou que almejam especializarem-se em alguma área distinta que a sua de atuação, o façam no Amazonas, sem a necessidade de deslocamento.

“Antes de ampliarmos a lista de cursos ofertados, observávamos que muitos médicos recorriam a instituições situadas em outros estados brasileiros e até de fora do País, para especializarem-se. Na oncologia, especificamente, ainda temos uma carência de profissionais no mercado. Por isso, apostamos no lançamento de novos cursos, ampliando a área de ensino na nossa unidade, que hoje é considerada referência em cancerologia na Amazônia Ocidental”, explicou.

Com informações da assessoria