O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Parintins Everaldo Silvério Batista Coelho, 56, foi assassinado a tiros, na manhã de segunda-feira (22), dentro da própria casa, na Rua Ipiranga, bairro Palmares, no município de Parintins (a 365 quilômetros de Manaus). Segundo a polícia, dois homens invadiram a casa da vítima e renderam a mulher do ex-político.
De acordo com o major Juan Morrilas, comandante da Polícia Militar (PM), o crime ocorreu por volta das 7h foi praticado por dois homens, que entraram na casa, onde também funciona como comércio. No local, os criminosos renderam a mulher do ex-político, que já foi presidente da Câmara Municipal de Parintins, e passaram agredi-lo fisicamente e insultos de baixo calão.
Na ocasião, antes de efetuar os disparos, um dos suspeitos ainda xingou Everaldo e disse que ele era ‘ladrão’ por ter roubado muita pessoas no município. Everaldo foi atingido com um tiro na cabeça e outro no pescoço. Ele ainda foi socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda de acordo com o major Juan Morrilas, nada da casa do ex-vereador foi levado. Aos familiares, Everaldo chegou a comentar que estava recebendo ameaças, mas não mencionou por quem estava sendo ameaçado.
Após o crime, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) enviou reforços policiais para o município de Parintins para investigar o assassinato. A polícia trabalha com a suspeita de o crime ter sido praticado por vingança. Barreiras foram montadas no porto da cidade, em estradas e em outros pontos de saída da ilha tupinambarana.
Outro caso
A SSP-AM também enviou reforços para o município de Maraã (a 364 quilômetros de Manaus), onde Francisco Raliton da Costa, que era traficante, morreu, no último domingo (21), depois de trocar tiros com a polícia. No mesmo domingo, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) cumpriu mandado de prisão contra cinco homens apontados por envolvimento em diversos crimes na região, entre eles o tráfico de drogas.