×

Cidades

Eventos na Ponta Negra ultrapassam atividades em comparação ao ano de 2015

A estimativa é que até o fim do ano a Ponta Negra receba ainda mais de 200 solicitações para eventos - fotos: divulgação/Semcom

A estimativa é que até o fim do ano a Ponta Negra receba ainda mais de 200 solicitações para eventos – fotos: divulgação/Semcom

O Complexo Turístico Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, já se prepara para receber eventos de fim de ano. Faltando pouco mais de dois meses, o número de eventos é superior aos eventos realizados no ano passado. Até a primeira quinzena de outubro, já foram realizadas e estão programadas ações diversas, totalizando 165 atividades. Em 2015, até dezembro, foram realizados 160 eventos.

Publicidade

Entre os programas mais comuns recebidos no complexo estão corridas, projetos esportivos, shows, campanhas institucionais e educativas, ações publicitárias, sociais e voltadas para a saúde, feiras gastronômicas, entre outros. O local ainda recebeu o Live Site, das Olimpíadas, e o show da cantora Ivete Sangalo. Mais a frente, ainda haverá programação especial do Aniversário de Manaus e Réveillon.

A estimativa é que até o fim do ano a Ponta Negra receba ainda mais de 200 solicitações para eventos, tornando-se cada vez mais um espaço requisitado, frequentado e conhecido como um dos principais cartões postais naturais da cidade. O complexo tem uma comissão própria, que atua diretamente no ordenamento, segurança e manutenção de toda sua estrutura, com o objetivo de tornar o uso do espaço mais eficiente e saudável para o cidadão.

Todo e qualquer evento realizado na Ponta Negra deve ser previamente autorizado pela comissão, por meio do gestor do espaço, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). E para todas as atividades autorizadas pelo órgão existem regras a cumprir pelo promotor do evento, sujeitas à penalidade e aplicação de infração, no valor máximo de 70 UFMs.

Entre as principais obrigações está a proibição de uso de materiais que degradem o piso do complexo, não podendo perfurar, fincar, escavar ou parafusar qualquer tipo de dispositivo ou estrutura no calçadão da Ponta Negra. Além disso, é de total responsabilidade do realizador do evento a limpeza da área usada após o término, no prazo máximo de 24 horas. Também é proibido usar as instalações elétricas do espaço, que é de uso exclusivo da administração.

Vale ressaltar também que a limpeza urbana das vias públicas localizadas no entorno de locais que recebem eventos abertos ou fechados passou a ser obrigação das empresas organizadoras de produções e festas, pela lei 1.944, de 2014, publicada no Diário Oficial do Município. No Complexo Ponta Negra a obrigação já faz parte das autorizações para uso e a não execução dela prevê multa.

Para obter autorização os interessados em utilizar o Complexo Turístico Ponta Negra para eventos e/ou ações deverão encaminhar, ao gestor do espaço, Edson Marques, ofício que conste todas as informações necessárias para futura autorização, mediante pagamento de taxa de uso do espaço público, valor calculado segundo as especificações do evento.

Na formalização deste ofício, deve constar o CNPJ ou CPF do interessado, telefone do responsável/procurador, a definição do espaço pretendido, data do evento e, caso haja necessidade de montagem e desmontagem de estrutura, data de início e término, com breve descrição da ação a ser realizada e equipamentos, como carro de som, banners, barracas, gradis, banheiros químicos, entre outros, informando a metragem e quantidade.

O ofício deve ser entregue na sede do Implurb (av. Brasil, prédio anexo à Prefeitura), em horário comercial, para o responsável administrativo de plantão da Comissão da Ponta Negra (CPN). A solicitação deve ser efetuada com o mínimo de 15 dias de antecedência para que a autorização seja expedida em tempo hábil e a viabilidade da data requisitada seja consultada previamente.

Vale lembrar que a Ponta Negra tem o projeto da faixa liberada para uso da população às quartas, de 16h às 22h, e aos domingos, de 6h às 12h, constituindo-se em uma área ampliada para a prática de atividades físicas ao ar livre, tendo como imagem o complexo e o rio Negro.

Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato pelo (92) 3625-6287, setor da Comissão Ponta Negra, em horário comercial.

Com informações da assessoria