×

AmazonasCidades

Em Nova Olinda do Norte, lancha naufraga com 20 pessoas e deixa crianças desaparecidas

Após apresentar uma pane no motor, a lancha foi arrastada pela correnteza até colidir contra o muro hidroviário do município de Nova Olinda do Norte - foto: divulgação

Após apresentar uma pane no motor, a lancha foi arrastada pela correnteza até colidir contra o muro hidroviário do município de Nova Olinda do Norte – foto: divulgação

Uma lancha naufragou no início da tarde de quinta-feira (9), no porto do município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus), após apresentar uma pane no motor. Das 20 pessoas que estavam na embarcação, duas crianças, uma de quatro meses e um de quatro anos, seguem desaparecidas nas águas do rio Amazonas.

A lancha expresso 'Vó Mulata' iria para o município de Borba com 20 passageiros - foto: divulgação

Publicidade

A lancha expresso ‘Vó Mulata’ iria para o município de Borba com 20 passageiros – foto: divulgação

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Oscar Bezerra, a embarcação expresso ‘Vó Mulata’, tinha como destino o município de Borba (a 150 quilômetros de Manaus). A lancha havia saído do porto do Rosarinho, no município de Autazes (a 112 quilômetros de Manaus), quando ao atracar no porto de Nova Olinda do Norte, o motor apresentou problemas.

A forte correnteza em frente à orla da cidade teria feito o piloto perder o controle da lancha, que foi arrastada até colidir contra o muro hidroviário do município, causando o naufrágio. Após o acidente, moradores se mobilizaram para ajudar no resgate dos passageiros.

“Não tenho o número oficial de quantas pessoas havia na embarcação. Estou indo ao hospital e saber do piloto se há lista de passageiros para que possamos ter o número exato de desaparecidos”, disse Bezerra.

Os sobreviventes foram resgatados das águas do rio Amazonas e levados para um hospital do município - foto: divulgação

Os sobreviventes foram resgatados das águas do rio Amazonas e levados para um hospital do município – foto: divulgação

Os 18 sobreviventes foram levados para o Hospital Dr. Galo Manoel Ibanes, no município. Seguem desaparecidas duas crianças, uma de quatro meses e outro de quatro anos. O piloto da lancha expresso ‘Vó Mulata’, que não teve o nome revelado, prestou esclarecimentos na 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Nova Olinda do Norte.

O Corpo de Bombeiros continua as buscas pelas crianças, com apoio da Marinha do Brasil e da Polícia Militar (PM). Os trabalhos de resgate também são acompanhados pelo delegado Mariolino Brito, que representando a Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas (SSP-AM).

Por meio de nota, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN), da Marinha do Brasil, informou que recebeu uma denúncia por uma embarcação do município para a Agência Fluvial de Itacoatiara (AgItacoatiara) do acidente envolvendo uma embarcação de passageiros nas proximidades do município de Nova Olinda do Norte, no Estado do Amazonas.

Ao tomar conhecimento, uma equipe da Inspeção Naval foi enviada para apurar as informações recebidas e dar apoio necessário. Uma aeronave de serviço do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, com uma equipe médica embarcada, sobrevoou a área, tendo em vista que o município fica distante de Manaus cerca de 120 milhas náuticas.

Veja o vídeo do resgate

You cannot copy content of this page