Visando ampliar e divulgar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças na Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai iniciar na próxima semana o projeto Saúde nas Galerias. O público-alvo são os microempresários, trabalhadores e frequentadores das galerias dos Remédios e Espírito Santo, localizadas no Centro. Nos dias 15 e 18 eles terão acesso a serviços e ações de Educação em Saúde nos dois espaços.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a intenção é organizar uma vez a cada mês, nas próprias galerias, a realização de consultas médicas com clínico geral, dispensação de medicamentos, vacinação, a distribuição de preservativos, oferta de testagem rápida (HIV, sífilis, hepatites B e C) e a aferição de pressão arterial.
“O projeto foi elaborado seguindo as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto para a construção de estratégias na expansão das atividades de promoção em saúde, incluindo ações no ambiente de trabalho da população, buscando fortalecer o cuidado em saúde na prevenção às doenças”, afirmou Marcelo Magaldi.
Educação em Saúde
Sob a responsabilidade do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), o projeto também vai oferecer ações de Educação em Saúde com a abordagem de temas como: saúde bucal, hipertensão, diabetes e métodos preventivos para combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya).
Segundo a gerente, a primeira ação acontecerá na galeria dos Remédios, rua Miranda Leão, nº 82, no dia 15 de agosto. Dois dias depois, 17, o projeto irá atender o público na galeria Espírito Santo, na rua 24 de Maio, nº 106.
Os serviços e ações serão desenvolvidos no horário das 9h às 13h e os participantes também terão a oportunidade de fazer a inscrição no programa de Tratamento de Fumantes disponibilizado na rede municipal de saúde.
Os profissionais envolvidos nas ações também irão reforçar a divulgação dos serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Um dos objetivos da Semsa com o projeto é buscar inserir os participantes nos programas de saúde, incentivando a população a procurar as UBSs de forma mais frequente, o que vai permitir a prevenção e a detecção precoce de agravos, ou mesmo ajudar a evitar complicações de doenças como a hipertensão”, afirma Oriana Nascimento.
Cronograma do projeto Saúde nas Galerias
Galeria dos Remédios: 15/08; 14/09; 03/10; 16/11; 14/12;
Galeria Espírito Santo: 17/08; 12/09; 05/10; 14/11; 12/12.
Com informações da assessoria