
Os 45 tambores de combustível estavam no porão da embarcação (Foto: Divulgação/Marinha)
Uma embarcação de transporte de passageiros e carga foi apreendida na noite de quarta-feira (6), pela equipe de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), no Porto da Panair, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. O barco foi flagrado com 2,5 mil litros de gasolina.
De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação, que tinha como destino o município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), transportava mais de 2.500 litros de combustível no porão.
O transporte irregular infringe o artigo 22, Inciso 3, do Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA). Além disso, os tripulantes portavam habilitação abaixo da categoria exigida pelas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).
Os 45 tambores de gasolina foram retirados e levados a um Pontão e os passageiros desembarcaram no Porto da Manaus Moderna. A embarcação foi apreendida pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.
Denúncias e vistoria
Em cumprimento das Leis e Normas da Autoridade Marítima, a CFAOC realiza, diariamente, a Inspeção Naval na orla de Manaus, no Encontro das Águas e Praia do Tupé. Durante as fiscalizações, os navegantes são orientados quanto à Segurança da Navegação e o estado de conservação da sinalização náutica.
Em caso de irregularidades, as denúncias podem ser feitas pelo telefones (92) 99302-5040, que também funciona como aplicativo de WhatsApp, 185 e Disque Denúncia – 0800 280 7200.