×

CidadesPolícia

Dupla que integra quadrilha envolvida em roubos no município de Coari é capturada

Ozeias e o adolescente fazem parte de uma quadrilha envolvida em roubos (Foto: Divulgação)

Ozeias Pereira de Brito, conhecido como ‘Macaco’, 33, foi preso, e um adolescente de 17 anos, chamado de ‘Babidí’, foi apreendido, na noite de quarta-feira (17). A dupla integra uma quadrilha denunciada por efetuar roubos no Ramal do Areal, trecho que liga o lago Mamiá, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Publicidade

De acordo com o aspirante Thiemmy Brito, do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a ação policial ocorreu por volta das 23h, após a quadrilha expulsar moradores de um sítio localizado no ramal. As vítimas informaram que os criminosos roubaram as armas utilizadas na caça de animais para praticarem roubos na região.

Em campana depois de uma longa e difícil caminhada na estrada, os policiais conseguiram fazer o cerco em uma das residências ocupadas pelo grupo criminoso. Entretanto, parte da quadrilha que estava em outra casa conseguiu se evadir após trocar tiros com os policiais.

Com a dupla, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38 com uma munição intacta; duas espingardas calibre 16 com duas munições intactas; uma espingarda calibre 20; uma espingarda calibre 32; um simulacro de arma de fogo; quatro celulares; quatro terçados, três facas e duas motocicletas com restrição de roubo.

Duas motocicletas e armamentos foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgação)

Aos policiais, Ozeias e o adolescente informaram que os fugitivos se tratavam de ‘De Menor’ e Charles Marinho de Araújo, 36, como sendo o líder do bando, este último como detento da Unidade Prisional de Coari, que cumpre pena no regime semiaberto por roubo, cometido em 2017. Ele é apontado como autor de roubos em sítios e residências nos bairros Grande Vitória, Liberdade e Nazaré Pinheiro.

A quadrilha vinha agindo há meses nas estradas de Coari-Mamiá e Coari-Itapéua, sendo seus membros suspeitos, de pelo menos, dois homicídios. O primeiro caso aconteceu durante a noite, na estrada Coari-Itapéua, onde um homem que trabalhava em uma padaria foi morto covardemente.

O segundo registro ocorreu em lixão. Um adolescente conhecido como ‘Elton’ foi encontrado morto em um possível desentendimento com integrantes da quadrilha. No mesmo local, outros três infratores foram encontrados mortos em uma cova rasa. As vítimas foram reconhecidas como autores de vários roubos no município.

Para o major Pedro Moreira, comandante do 5° BPM de Coari, a prisão da dupla vai trazer paz aos moradores dos bairros e sítios do município que conviviam com medo dos ataques da quadrilha.

“O alto grau de profissionalismo e comprometimento dos policiais militares não tem impedido os esforços para capturar a quadrilha, que ao longo do mês vem buscando informações e seguindo no encalço dos infratores mesmo em condições bastante adversas”, ressaltou Moreira.

Ozeias e o adolescente foram apresentados ao delegado José Afonso Barradas, titular da 10ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari. Ozeias foi autuado em flagrante por roubo majorado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Ele foi levado à unidade prisional de Coari, onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Já o adolescente irá responder por ato infracional análogo aos crimes de roubo majorado, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Ele ficará sob os cuidados do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Charles Marinho de Araújo, 36, líder do bando, está sendo procurado pela polícia (Foto: Divulgação/PC)

A polícia continua em busca de ‘Charles e ‘De Menor’. Quem puder colaborar com informações que levem ao paradeiro dos infratores, o informante pode entrar em contato com a equipe da unidade policial de Coari pelo disque-denúncia da delegacia: (97) 3561-3124. O delegado José Afonso Barradas assegura o sigilo da identidade dos informantes.