×

CidadesPolícia

Dupla é presa e um adolescente apreendido por latrocínio de aposentado em Manaus

 Os suspeitos confessaram que mataram o aposentado porque seriam denunciados para polícia - foto: Arquivo/Diário Manauara

Os suspeitos confessaram que mataram o aposentado porque seriam denunciados para polícia – foto: Arquivo/Diário Manauara

Israel Shalom Castro Ramos, 19; Estefan Andrade Gomes, conhecido como ‘Patinho’, 18, e um adolescente de 17 anos, foram apresentados na tarde de terça-feira (13), na sede da Delegacia Especializada em Roubos, Furos e Defraudações (Derfd), por participarem do latrocínio, roubo seguido de morte, do aposentado James Geber, 72. O crime ocorreu na casa da vítima, localizado na Rua Coronel Domingos de Andrade (antiga Rua 56), no Núcleo 4, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Publicidade

A ação policial ocorreu na tarde de segunda-feira (12), por volta de 12h. Israel Shalom e Estefan foram presos em via pública, respectivamente, nas Ruas 9 e 15, no Conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, Zona Norte. Em ação contínua, o adolescente foi apreendido na Rua 11, mesmo bairro.

De acordo com o titular da Derfd, delegado Adriano Félix, Israel Shalom mantinha um relacionamento amoroso de um ano e meio com o aposentado James Geber. Ele tinha uma dívida de R$ 700 por conta de um para-brisa quebrado de um veículo e, teria pedido a quantia para o aposentado.

Em depoimento, Israel Shalom relatou que o crime foi cometido na tarde de terça-feira (6), após não ter o dinheiro solicitado da vítima. Por conta disso, ele chamou os comparsas para roubar o aposentado.

Ao chegar ao local, Israel Shalom simulou vender perfumes para a vítima, ocasião em que dava as coordenadas para ‘Patinho’ e ao adolescente entrarem no imóvel e fingir um assalto.

“Durante a ação criminosa, James Geber percebeu que Israel Shalom estava envolvido com a dupla, e diante da descoberta, um dos suspeitos resolveu matá-lo. James foi amordaçado, amarrado, esfaqueado e depois agredido a golpes de marreta até a morte”, disse o delegado Adriano Félix.

 Após o crime, o trio levou um carro, modelo Pajero SP4, um Palio, além de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos - foto: Arquivo/Diário Manauara

Após o crime, o trio levou um carro, modelo Pajero SP4, um Palio, além de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos – foto: Arquivo/Diário Manauara

O delegado destacou que o corpo de James foi encontrado por uma sobrinha da vítima, dentro do banheiro do imóvel, na manhã de quinta-feira (8), depois que alguns vizinhos questionaram o sumiço do aposentado.

“Os vizinhos acharam estranha à ausência de James Geber, já que ele mantinha rotineiramente a garagem da casa aberta para jogar sinuca durante as tardes. Diante disso, um dos vizinhos resolveu ligar para a sobrinha da vítima”, explicou o delegado Adriano Félix.

Após o crime, os suspeitos levaram um carro, modelo Pajero SP4, cor prata, placa JXL-2648, pertencente a sobrinha da vítima, um Palio, cor branca, placa PHI-9634, celular, televisão, geladeira, além de outros equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Prisões

O delegado Adriano Félix informou que após o crime foram solicitados imagens registradas pelas câmeras de segurança das proximidades e identificou Israel Shalom, na sexta-feira (9), como um dos autores do latrocínio. Durante o monitoramento dele, a equipe conseguiu identificar Estefan e o adolescente no último fim de semana.

“Ao serem interceptados, os três suspeitos confessaram a autoria do crime. Com eles, foram recuperados os veículos e alguns pertences, já que outros objetos foram vendidos”, explicou Félix.

Durante a coletiva de imprensa, Shalom e Estefan argumentaram que a intenção deles era apenas de roubar James e não matá-lo. Segundo eles, James poderia denunciar o trio à polícia, e por conta disso o menor decidiu matar o aposentado.

“Eu estou muito arrependido e jamais iria tirar a vida de alguém a sangue frio. A nossa intenção não era matar ninguém”, se defendeu Israel Shalom.

Autuação

Israel e Estefan irão responder pelo crime de latrocínio no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde vai responder por ato infracional análogo pelo mesmo crime da dupla.