×

Cidades

Distribuição de mudas desperta o interesse dos moradores da zona Leste de Manaus

Distribuição de mudas na bola do produto - foto: Márcio James/Semcom

Distribuição de mudas na bola do produto – foto: Márcio James/Semcom

Mais de mil mudas foram distribuídas aos moradores da zona Leste de Manaus como parte da programação especial pelo Dia da Árvore da Amazônia, comemorado nesta terça-feira (21). A ação despertou o interesse dos moradores de várias zonas da cidade e marcou a data de forma simbólica, oferecendo mudas e material informativo sobre a importância da arborização para a população. Cada pessoa teve direito a até cinco mudas.
Segundo a subsecretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Aldenira Queiroz, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando desde o ano passado no sentido de reverter um quadro histórico na cidade, ressaltado pelas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) relativas à arborização urbana.

Publicidade

“Quando o prefeito Arthur Virgílio Neto decidiu investir na arborização, como uma forma de reverter o quadro da arborização urbana, a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais veio como alternativa de convocar a população a participar desse processo”, afirmou Aldenira. Somente em 2016, 15,5 mil mudas de árvores foram plantadas em logradouros públicos até agora. A estimativa é de que até o final de 2017 esse número chegue a 25 mil.

Com relação à distribuição de mudas, somente no ano passado foram 56.245 mudas frutíferas e ornamentais entregues à população, nos pontos fixos de distribuição e durante as atividades desenvolvidas pela secretaria. Além das mudas, a Semmas entrega também material informativo sobre como plantar corretamente e os benefícios da arborização.

Os moradores da Zona Leste chegaram cedo à Bola do Produtor. O aposentado Raimundo Alves Gomes, 73, se orgulha de ter um quintal arborizado e foi um dos primeiros a receber as mudas de acerola, jambo e café. “É muito importante a prefeitura estar fazendo essa ação porque as pessoas muitas vezes gostam de plantar, mas não sabem como conseguir mudas”, afirmou.

O casal Aline, 20, e William Lima, 38, também levou mudas para casa. “Vamos plantar e colher os frutos dessas mudas, porque o importante é poder vê-las crescerem”, afirmou Aline.

A ação contou com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar. Entre as frutíferas foram distribuídas mudas de acerola, cupuaçu, café, biriba, nêspera, pitanga, açaí, jambo, amora, azeitona, ingá e manga. As espécies ornamentais doadas foram dracena, papoula, ruelia, ixoria e palmeira merrile.

Com informações da assessoria