×

Cidades

Desenvolvido pela Prodam, novo site da Delegacia Interativa tem mais recursos

Com o novo site, a expectativa é que a Delegacia Interativa receba cerca de mil registros de ocorrência por dia. (Foto: Ismael Neves/FPS)

A partir desta sexta-feira (19), a população amazonense poderá acessar o novo site da Delegacia Interativa (www.delegaciainterativa.am.gov.br), ferramenta criada para a realização de registros de boletins de ocorrências (B.O.). A solução cumpre o papel da tecnologia diminuindo as despesas do Governo e, ao mesmo tempo, facilitando a vida dos cidadãos. Em 2016, 40% das ocorrências foram registradas via Delegacia Interativa. A expectativa é que o número salte para 80%.
O lançamento ocorreu na sede do Governo do Estado com a presença da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Socorro Siqueira, que representou o governador David Almeida, no evento. Algumas das novidades da nova versão são: a disponibilização de mais tipos de crimes para registros de ocorrências, um formulário para solicitação de bloqueio de celular roubado, furtado ou extraviado, opção de consulta se o celular está bloqueado, novo layout, rapidez, melhor navegabilidade para os usuários e acesso via dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Publicidade

Segundo o delegado titular da Delegacia Interativa, Gesson Aguiar, atualmente, a Delegacia Interativa recebe cerca de mil registros de ocorrência por dia, de diversas naturezas criminais, tais como perda e extravio de objetos e documentos, acidentes de trânsito sem vítima, furto e roubo de pequena monta, abandono de lar, perturbação da tranquilidade.

“Agora com o novo site, a população também poderá registrar os crimes de ameaça (exceto casos relacionados à Lei Maria da Penha), os crimes contra a honra, calúnia, injúria ou difamação (exceto relacionado a preconceito) e outras ocorrências não criminais”, explicou o delegado titular.

Ampliação de quadro 

A equipe da Polícia Civil responsável pela validação das ocorrências na Internet foi ampliada para atender a nova demanda de boletins, validando os boletins 24 horas por dia, proporcionando maior rapidez na resposta para o cidadão que registrou via internet.

Além disso, Aguiar adianta que o cidadão que tiver o seu celular roubado, furtado ou extraviado, também poderá solicitar o bloqueio do aparelho através do site, preenchendo o formulário de solicitação de bloqueio, que é editável, e enviar para delegacia interativa no seu endereço eletrônico dponline@delegaciainterativa.am.gov.br, o que trará maior comodidade para a população, que não necessitará se deslocar até a delegacia física para a realização do procedimento.

Facilidade

O diretor presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira, explica que a nova página vai ajudar a população a identificar melhor os tipos de ocorrências que deseja registrar, como nos casos de roubos e furtos, tipos que ainda causam confusão na hora de realizar o registro do boletim de ocorrência na internet.

Neste caso, por exemplo, o sistema se tornou mais interativo, conversa com o usuário solicitando que o mesmo escolha uma das opções: “se houve ameaça ou agressão física quando levaram meus pertences” ou “se não houve qualquer tipo de ameaça ou agressão física quando levaram meus pertences”. E, dependendo da escolha, o sistema automaticamente o direciona para o tipo criminal correto, permitindo assim a confecção do boletim de ocorrência como se estivesse sendo atendido em uma delegacia pessoalmente.

Violência doméstica

Ainda na mesma linha da interatividade, outro exemplo é que, ao registrar o crime de ameaça, o sistema irá solicitar que o usuário também escolha uma das opções como se estivesse conversando com um atendente para identificar se este crime trata-se de ocorrência de violência doméstica, pois, em caso positivo, ela não poderá ser registrada pela internet, pois necessita de providencias, técnicas, periciais ou judiciais.

Se tratar-se de ocorrência de violência doméstica, a usuária será orientada a procurar uma delegacia física, uma vez que essa ocorrência se enquadra na Lei Maria da Penha e necessita de exames de corpo e delito, medidas protetivas entre outros.

Conceito é do projeto Amazonas na Palma da Mão

O novo site da Delegacia Interativa foi desenvolvido dentro do conceito do projeto Amazonas na Palma da Mão, previsto para ser lançado em junho e que vai reunir os principais serviços do Governo do Amazonas em um aplicativo para dispositivos móveis.

“O novo portal da Delegacia Interativa é totalmente responsivo, ou seja, foi desenvolvido para que a população que acesse via smartphones ou tablets tenha a mesma experiência de quem acessar via desktop. A expectativa é, com isso, que os registros via dispositivo móvel represente a maioria dos acessos”, concluiu.

Com informações da assessoria