A Polícia Civil do Amazonas, por meio dos servidores da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), sob o comando da delegada Débora Mafra, titular da unidade policial, realizou na manhã desta terça-feira (6), às 9h, a abertura da Semana da Mulher, no prédio da DECCM, situado no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul de Manaus. Idealizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março, o evento, neste ano, traz como tema: ‘Ame a você mesma!’ e está oferecendo diferentes serviços à população, no local.
A solenidade contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel da Polícia Militar Amadeu Soares, que no ato representou o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Mariolino Brito; do diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Geraldo Eloi; e da delegada Andrea Nascimento, titular da DECCM-Anexo.
A corregedora-geral do Sistema de Segurança Pública do Estado, delegada Íris Trevisan; o coronel Mauro Freire, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB); a secretária-executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Viviane Fernandes, e delegados titulares de diferentes especializadas e de Distritos Integrados de Polícia (DIPs) prestigiaram a solenidade de abertura.
A cerimônia contou, também, com as apresentações das bandas de música dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Durante pronunciamento, a delegada Débora Mafra enfatizou que os serviços que estão sendo oferecidos na DECCM são presentes para a população em homenagem à mulher, pois ver uma mulher feliz e se amando é o principal objetivo do evento. “Nós queremos que a mulher seja valorizada na sociedade. Hoje sabemos que ainda há negligência, pelos números de ocorrências registradas. Entretanto, percebemos também que a mulher está se empoderando e tendo mais coragem em denunciar, elas estão passando a confiar nos mecanismos de proteção da mulher”, pontuou Mafra.
A titular da DECCM destacou, ainda, que o combate à violência doméstica avançou muito, mas é preciso progredir mais. “Ainda vemos muitas mulheres sofrendo caladas, dentro de casa, e chamamos atenção para isso. Além de comemorar, hoje é um dia para chamar atenção e dar valor à mulher. Queremos demonstrar que o crime acontece e essa mulher precisa sair do ciclo de violência. Você que sofre com a violência doméstica, denuncie! Hoje não tem motivos para calar. Basta denunciar que iremos estar aqui para ajudar”, argumentou.
O delegado-geral da Polícia Civil destacou a relevância das policiais civis e de todas as mulheres para a sociedade. “É de extrema importância o trabalho realizado pelas nossas delegadas, nossas escrivãs, investigadoras e todas as mulheres. Queremos dizer que é justo que se olhe e que se reconheça a importância da mulher no cenário do mundo. Elas são partes fundamentais, pois com a inteligência que as mulheres possuem, fazem um diferencial na construção de uma sociedade. Partem delas o início da vida”, ressaltou Mariolino Brito.
Agradecimento
A dona de casa Rosana Oliveira, 42, que aproveitou os serviços oferecidos na DECCM e esteve no local para realizar exames médicos, agradeceu o atendimento. “Eu acho que essa iniciativa da Polícia Civil é maravilhosa, porque precisava fazer um exame há dois meses, mas ainda não tinha conseguido. Agora a oportunidade apareceu e eu não podia perder. Então eu agradeço muito pelos serviços que estão sendo abertos aqui para as mulheres. Então quem quiser vir, venha porque aqui a gente consegue fazer vários exames médicos”, disse.
Programação de serviços continua até sexta
A Semana da Mulher teve início segunda-feira (5) e segue até a próxima sexta-feira (09/03), no prédio da especializada. Desde a última quarta-feira (28/2) estão sendo oferecidos diferentes serviços voltados à população no local.
Nesta terça-feira (06/03), uma equipe do programa social Bolsa Família, mantido pelo Governo Federal, esteve na delegacia, das 8h às 12h, realizando cadastros e divulgando informações acerca do benefício. Hoje também teve serviços de embelezamento, oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), com serviços de depilação de sobrancelhas, esmaltação de unhas, cortes de cabelo e massagens.
Até o dia 9 de março, das 8h às 14h, acontecerá atendimento jurídico pela Comissão OAB-Mulher, acadêmicos da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Sindicato dos Escrivães e Investigadores da Policia Civil do Estado do Amazonas (Sindeipol-AM) e PMAM, além de atendimento psicossocial realizado pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem). Já no dia 9 de março haverá emissão de Registro Geral (RG), pela equipe da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Ainda até sexta-feira, a Justiça Itinerante do TJAM, assim como nos dias 6 e 7, o ônibus da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) estará realizando serviços de divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescentes, regulamentação do direito de visitas, abandono afetivo, inventário, partilha de bens, retificação de registro civil, curatela, dentre outros.
O atendimento na Carreta da Mulher, posicionada nas dependências da DECCM, teve início na última quarta-feira (28/02) e segue até o dia 7 de março. No local, estão sendo realizadas exames como ultrassons de abdômen total e de abdômen superior, tireoide, vias urinárias, mamografia, transvaginal, obstétrica e preventivo ao público feminino, além da realização de ultrassom da próstata aos homens. Os serviços foram disponibilizados a partir de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Continuação das comemorações – A partir do dia 14 de março, as comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher irão continuar no prédio da DECCM-Anexo, localizada na rua Santa Ana, s/nº, bairro Cidade de Deus, zona norte da capital, onde também serão oferecidos serviços gratuitos aos moradores daquela região. A delegada Andrea Nascimento, titular da DECCM-Anexo, informou que o encerramento das atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher irá ocorrer no dia 16, no prédio da DECCM-Anexo.