×

Cidades

David Almeida autoriza operação contra ‘rolezinhos’ e ‘adegas’

As ações ocorreram na área do Distrito Industrial, na Zona Sul de Manaus

David Almeida autoriza operação contra ‘rolezinhos’ e ‘adegas’

Operação contra "rolezinhos" e "adegas" em Manaus (Foto: João Viana/Semcom)

Manaus (AM) – Visando coibir irregularidades de trânsito e a ordem pública em Manaus, o prefeito David Almeida autorizou uma operação integrada com órgãos federal e estadual na madrugada deste sábado (18). Os alvos foram as “adegas” e os famosos “rolezinhos”, na área do Distrito Industrial, na Zona Sul.

Durante a operação, uma pessoa foi presa por tráfico de drogas e quatro veículos foram apreendidos por apresentarem irregularidades na documentação, além de 56 autuações por estacionamento em locais proibidos e utilização de equipamento sonoro em veículos sem autorização.

“Nessa área tem um hospital, um centro de recuperação e tratamento de animais e moradores. São muitas denúncias e era o momento de verificar a questão das famosas adegas e carros tunados, muitos deles irregulares. É importante que a população se divirta, mas deve respeitar a questão da legislação ambiental”, destacou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

Renato Bruno, agente de trânsito, acompanhou a ação e destacou a necessidade de prevenir a prática de ‘adegas’ em locais públicos.

“Aqui encontramos pessoas em motocicletas sem capacetes, veículos sem placa e outras ilegalidades. Pelo volume de pessoas no local, trouxemos uma equipe robusta para coibir irregularidades e trazer tranquilidade à sociedade com relação a essas adegas que estão tirando o sossego da população”, afirmou.

Chardson Costa, chefe da delegação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), também ressaltou a eficácia da operação conjunta.

“A PRF está num período da operação Rodovida que começou em dezembro e vai até o final do carnaval, com foco na segurança viária. Estas operações ocorrem em todo o País. Aqui é um local onde há consumo de bebida alcoólica e, logo em seguida, as pessoas dirigem seus veículos, o que representa um perigo na segurança viária. Aqui também temos estes chamados “paredões” que estão irregulares. Então tem o órgão fiscalizador, o órgão ambiental, que vai fazer as autuações de crime ambiental sonoro. Há ainda muita reclamação da população ao redor”, disse.

A operação se estendeu até às 3h30, com fiscalização de veículos e revistas em pessoas suspeitas. Na ocasião, indivíduos tentaram ocultar as motocicletas em uma região de mata, no entanto, as equipes notaram a movimentação e procederam com vistoria aos veículos.

Poluição sonora

A poluição sonora tem se consolidado com "Adegas" (Foto: João Viana/Semcom)

A poluição sonora tem se consolidado com “Adegas” (Foto: João Viana/Semcom)

Mais de 7 mil reclamações em razão de poluição sonora foram denunciadas no período de 2021 a 2024, correspondendo cerca de 60% das fiscalizações. No ano passado, 2.054 denúncias foram registradas, sendo a maior parte dos incidentes está ligada ao barulho excessivo em casas e bares.

Para agravar, surgiu no ano passado as conhecidas “adegas”. Esses locais, cada vez mais populares, atraem clientes que estacionam seus carros e usam “paredões” de som, provocando intensos efeitos sonoros na vizinhança.

Denúncias

Para denunciar situações de poluição sonora ou qualquer outro detalhe ambiental, é necessário registrar (vídeos e fotos); citar o dia e a localidade do incidente. Os dados podem ser enviados para os seguintes endereços: (92) 98842-2161 e/ou e-mail: defis.semmas@gmail.com. No portal da prefeitura também é possível realizar a denúncia: Denúncia – Manaus.

You cannot copy content of this page