×

Cidades

Cufa recebe mais apoio de voluntários em Manaus

Sensibilizado pelas causas sociais, o empresário Lafayette Neto visitou o espaço e irá apoiar o trabalho da Cufa.

Cufa em Manaus pretende abranger mais famílias vulneráveis (Foto: Agência Brasil de Notícias)

Manaus (AM) – A Central Única das Favelas (Cufa) recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a visita do empresário Lafayette Neto, 33 anos. O intuito da visita é apoiar a organização, visualizar as necessidades e contribuir na disseminação da Cufa, para que alcance mais famílias em vulnerabilidade social.

Publicidade

Há pouco mais de um ano, a Cufa em Manaus pretende abranger mais famílias vulneráveis. Para que isto aconteça, a equipe da organização conta com vários apoiadores e voluntários, como é o caso do empresário, Lafayette Neto.

Convidado a participar como voluntário, ele relata que havia recebido o convite há pouco mais de uma semana. Com isto, planeja implementar estratégias para melhorar o espaço onde os alimentos e outra doações, ficam armazenados.

“Eu recebi o convite para poder conhecer a estrutura, conhecer a sede deles e ver como é a forma de trabalho deles e as ações. Eu tô aqui hoje pra analisar a situação do que pode ser feito. O projeto me foi [sic] apresentado há cerca de duas semanas, hoje está sendo a minha primeira visita aqui, conhecendo realmente o local. Hoje eu realmente sou mais um voluntário.’’

Além disso, Lafayette destaca a importância dos incentivos públicos e privados que a Cufa necessita, pois não possuem vínculo ou apoio político.

“A Cufa é uma organização que não tem ajuda de ninguém, e a organização precisa de ajuda, tanto de parcerias municipais, como estaduais, como qualquer outro tipo de situação. A minha visita aqui foi pra conhecer melhor o local onde ficam armazenados as doações e ver a estrutura e o que podemos trazer de benefícios’’, ressaltou.

O presidente da Cufa, Nil Lima, relata que a organização é nacional e existe há mais de 21 anos, porém em Manaus, atua há 1 ano e 8 meses e que por esse motivo, é importante o incentivo de apoiadores como Lafayette.

“Recebemos por mês, 6.400 cestas básicas para serem distribuídas, entre o material. Também recebemos doações de álcool em gel e máscaras. Nós já ajudamos cerca de 60 mil famílias em todo o Amazonas, que estão em estado de vulnerabilidade social. A gente agradece por ele ter aceitado nosso convite, isso é importante pra gente, temos que ter ajuda de dentro, pois isso se torna mais fácil por causa da logística e da estrutura”.

Em vista disso, o apoiador Lafayette busca apoiadores e incentivadores no projeto da Cufa, em Manaus.

“Nós temos uma série de ajuda, mas essas ajudas são todas de fora, queria pedir pro pessoal daqui, do nosso estado, que tenham condição e queiram ajudar ao próximo, que façam uma doação e nos procure pra gente fazer um trabalho que vai crescer mais e ajudar a população’’.

O que é a Cufa

A Cufa surgiu no começo da pandemia em Manaus, mas é organização brasileira reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores.

MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. Por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a Cufa conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Tem ainda o produtor Celso Athayde como coordenador geral. 

A Cufa em Manaus

Para receber os serviços da Cufa, é necessário entrar na página oficial das redes sociais do Cufa Manaus, ou entrar em contato pelo número (92) 99248-8291 ou no site cufa.org.br e buscar os números relacionados ao estado que você mora.

A Central Única das favelas (Cufa), fica localizado na rua Cubatão, bairro Redenção, zona Centro-Oeste.

Com informações da Agência Brasil de Notícias