×

Cidades

Congresso técnico prepara equipes para o Jaavas 2017

Os Jaavas é uma realização da Semed (Foto: Cleomir Santos/Semed)

Representantes das escolas municipais, estaduais, particulares e instituições parceiras que participarão dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo 2017 estiveram reunidos em um Congresso Técnico, na manhã desta segunda-feira (14), no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-AM), no Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

Publicidade

Na reunião, foram discutidos pontos como a organização do desfile, postura dos professores, locais de competições, cronograma de jogos, inscrições e ainda os detalhes sobre as corridas Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência e do Abracinho, que acontecem no dia 26 deste mês.

Os Jaavas é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência de escolas municipais, estaduais, particulares e instituições parceiras, promovendo ampla mobilização em torno do esporte como ferramenta de educação e inclusão.

Neste ano, os jogos contarão com 2,9 mil participantes de 31 entidades representativas, que disputarão em um total de 30 modalidades, como arremesso de bola ao arco, atletismo, bocha, bola ao cano, catando papel, circuito, dama, condução de bola, entre outros jogos e atividades pedagógicos.

A abertura dos jogos será no dia 21 de agosto, às 9h, no Ginásio Poliesportivo do Amazonas (antiga Arena Amadeu Teixeira), bairro Alvorada. Segundo a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, a presença dos representantes é importante para que todos conheçam os procedimentos do evento.

“Nós sempre procuramos colocar aos professores que o nosso público-alvo é o aluno, que nos interessa fazer a felicidade dele. Nosso objetivo maior é fazer com que ele entenda que está competindo, mas que consiga fazer isso de forma tranquila”, disse.

A Escola Municipal João Braga, no Manoa, zona Norte, participará dos jogos com aproximadamente 25 alunos, do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, no atletismo e basquete. Para o professor de Educação Física, Adauto Moraes, os jogos estimulam a integração e socialização dos alunos.

“Todos estão em um clima bastante eufórico, esperando o começo, porque todos os anos eles participam. Nossa meta é que eles possam ser realmente integrados à sociedade. Tentamos passar aos pais deles que a integração e socialização é fundamental”, destacou.

Em sua primeira participação no Jaavas, a Escola Municipal Padre João Dvries, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, contará com dois alunos no atletismo. Para o professor de Educação Física, Miguel Ângelo, a participação das crianças nos jogos é uma oportunidade significativa para o fortalecimento da interação.

“O exemplo dessa interação no esporte é a aluna Rebeca, que participou das aulas de educação física e na segunda prova da ADE (Avaliação de Desempenho do Estudante) ficou em segundo lugar na turma do 5º ano. A inclusão é feita todos os dias nas aulas”, comentou.

Participando desde o início dos jogos, o Abrigo Moacyr Alves, terá participantes nas modalidades de futsal, atletismo, natação, tênis de mesa, basquete, dentre outros. “Esse ano tivemos um cuidado maior. Preparamos bastante eles não apenas para inclusão, mas também para o desporto. Todos estão muito animados. Acreditamos no potencial de cada um deles, reforçando a qualidade dentro da sociedade”, disse o professor de Educação Física, Thomás de Aquino.

Com informações da assessoria