Manaus (AM) – No dia do aniversário de Manaus, 24 de outubro, e nos pontos facultativos (25 e 28) e fim de semana (26 e 27), o parque Gigantes da Floresta, da Prefeitura de Manaus, estará funcionando com brinquedos e serviços no horário de 9h às 21h. São sete cenários, portal, chafariz e toda a estrutura com mais de 1.200 elementos cênicos e esculturas de todos os tamanhos e espécies da fauna e flora amazônicas, movimentaram milhares de pessoas.
O projeto arquitetônico é assinado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o complexo foi construído com recursos exclusivos da prefeitura.
Cenário de sonhos, o parque tem entrada acessível para Pessoas com Deficiência (PcDs) e é totalmente gratuito, contando ainda com a maior praça molhada da capital, de 3,6 mil metros quadrados, com uma lâmina de 25 centímetros de altura da água.
Equipes de monitores estão prontas para auxiliar, orientar e cuidar do bom uso e entretenimento das crianças e jovens nos cenários.
Cenário
“O novo cenário, perto do orquidário, conta com 7 conjuntos de playgrounds, escorregadores e túneis, que ficaram cheios de crianças. Nestes brinquedos, as idades variam de até 6 anos, de 4 anos a 8 anos, e de 4 anos a 10 anos. Crianças menores de 5 anos devem estar acompanhadas de um adulto para realizar as brincadeiras em segurança”, comentou o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do Implurb.
O cenário 7 é formado por uma composição de fauna e flora amazônicas mais inspirada no realismo fantástico, com exuberantes cores, efeitos de luz e lúdicas, além da contemplação e de vários ângulos instagramáveis. Também passa a ser um point instagramável o portal de entrada, em formato de “M”, sustentando 12 esculturas de animais. E na base do “M” estão cascatas formando um belíssimo chafariz. A letra “M” é uma homenagem para a cidade de Manaus e para a tribo dos Manaós.
Horários
O parque funciona de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e nos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 9h às 21h.
A área molhada funciona de sexta a domingo. Crianças menores de 6 anos devem entrar no espaço acompanhadas de um responsável. Na praça molhada só são permitidas crianças de até 12 anos de idade.
O complexo tem gestão das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Limpeza Urbana (Semulsp), para garantir segurança patrimonial e dos frequentadores, além de combater o comércio ilegal de ambulantes e manter a área limpa e cuidada.
Etapas
A primeira etapa do parque foi inaugurada no dia 4 de julho, com 6 cenários. O sétimo cenário foi entregue no dia (10). Com área total de 18.453 metros quadrados e gestão administrativa da Semacc, o espaço público tem câmeras e outros equipamentos modernos para garantir segurança de alto nível, incluindo guardas municipais em ronda 24 horas, com motos, quadriciclos e viaturas.