Moradores do Ramal do Pau Rosa, no quilômetro 21 da BR-174, receberam o mutirão de saúde e cidadania, por meio da Prefeitura de Manaus, na manhã de sexta-feira (5), na Escola Municipal Maria Isabel Cordeiro Melgueiro, na Zona Rural de Manaus.
De acordo com o vice-prefeito Marcos Rotta, o município cumpriu mais uma meta ao levar serviços que contribuem com a melhoria na qualidade de vida das pessoas da zona rural, por meio, de ações na área da saúde, assistência social, direitos humanos, educação e infraestrutura.
“Essa ação é um desdobramento da reunião que tivemos há algumas semanas, onde constatamos a necessidade de trazer o auxílio da prefeitura, com um mutirão de atendimentos e orientações para a comunidade do Pau Rosa e de várias outras comunidades do entorno”, destacou.
Aproximadamente 380 ramais fazem parte dessa área da cidade e a Prefeitura de Manaus tem estado presente na região para levar assistência à população local. “Patrulhamos permanentemente esses ramais para tratar da qualidade e melhoria de vida das pessoas, principalmente porque temos muitas crianças que estão nessas comunidades precisando de deslocamento para a cidade, para ter acesso aos serviços da prefeitura. Essa é mais uma orientação do prefeito Artur Neto, em descentralizar as ações dos órgãos municipais para onde exista demanda”, afirmou o vice-prefeito.
As secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Saúde (Semsa), Limpeza Pública (Semulsp)e Infraestrutura (Seminf) estiveram presentes na ação para atender as necessidades dos moradores com a oferta de diversos serviços.
Para o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, a Prefeitura de Manaus tem cumprido seu papel de levar toda a rede de serviços socioassistenciais para a população que vive mais distante do perímetro urbano.
“Estamos servindo de elo para aproximar nossos serviços daqueles que não conseguem chegar ao centro urbano, pois com ações como essas, diminuímos a distância entre os necessitados e tudo aquilo que a prefeitura pode fazer para essa população”, declarou Elias Emanuel.
Serviços
Moradora da área há cinco anos, Sabrina Smith, procurou orientação sobre o Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família. “É a primeira vez que ouvi falar no CadÚnico. Já estou fazendo o meu cadastro e espero, futuramente, conseguir uma renda através do Bolsa Família”, explicou a moradora.
Orientação sobre violação de direitos de crianças e adolescentes, concessão de benefícios socioassistenciais, viabilização da Certidão de Nascimento, emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, além de embelezamento com design de sobrancelhas, corte de cabelo, limpeza de pele e atividades lúdicas foram ofertados à população.
Saúde
Mãe de um bebê de um ano e sete meses, Joyce dos Anjos, de 20 anos, relatou que sua filha nunca tinha recebido atendimento médico. “Ter médicos próximos à minha casa é algo maravilhoso. Hoje minha filha recebeu as vacinas necessárias, pois desde quando nasceu não tinha recebido a vacinação. Além de atualizar o cartão de vacina da minha filha, ela ainda se consultou com o médico e recebeu logo a medicação prescrita na receita”, declarou Joyce.
A Semsa ainda ofereceu aos comunitários aferição de pressão arterial, distribuição de medicamentos, palestras sobre saúde bucal, malária, tuberculose, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), leishmaniose e tabagismo.
Continuidade
Ouvindo a comunidade, o vice-prefeito Marcos Rotta e o secretário Elias Emanuel identificaram que muitas mulheres necessitam realizar exames referentes a saúde, como mamografia e preventivo. “Hoje mesmo iremos solicitar da Semsa que as Carretas da Mulher estejam aqui, no período mais breve possível, para atender essa demanda de mulheres”, revelou o secretário da Elias Emanuel.
Com informações da assessoria