×

Cidades

Comunidade da Sharp recebe castração solidária de cães de gatos

As cirurgias na Sharp ocorrerão de quarta-feira (10) a sexta-feira (12). A próxima comunidade a receber o castramóvel será a Manaus 2000

Comunidade da Sharp recebe castração solidária de cães de gatos

A ação faz parte da campanha contra o abandono e os maus-tratos aos animais (Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

Manaus (AM) – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realiza a castração solidária de cães e gatos nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, zonas leste e sul de Manaus, respectivamente. As cirurgias na Sharp ocorrerão de quarta-feira (10) a sexta-feira (12), enquanto na Manaus 2000 serão realizadas na semana seguinte.

A ação faz parte da campanha contra o abandono e os maus-tratos aos animais, promovida pela UGPE com o apoio da Sema, da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA). Durante o mês de junho, foram realizadas palestras e atividades de sensibilização na Escola Manuel Rodrigues de Souza e nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Agora, em julho, a campanha entra na fase de castração dos animais dessas comunidades.

Publicidade

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que, durante a fase de Estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIAS) para a implantação do Prosamin+, foi constatado um grande número de animais domésticos na área da Comunidade da Sharp. “As experiências adquiridas na execução do programa em outras fases demonstraram que, durante o reassentamento, muitas famílias abandonavam seus animais domésticos. Por isso, o setor ambiental e social da UGPE realizou uma ação de sensibilização para evitar essa situação”, afirmou Campêlo.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem fazer o agendamento nesta terça-feira (9), na Escola Manuel Rodrigues de Souza, no bairro Armando Mendes. O agendamento deve ser realizado pelo tutor do animal, que precisa ser maior de 18 anos e apresentar RG, comprovante de residência e uma foto digital do pet.

As cirurgias de castração ocorrerão de quarta-feira (10) a sexta-feira (12). A ação será executada pela Unidade Móvel de Castração da Sema, o Castramóvel, que faz parte da Política de Bem-Estar Animal do Amazonas. Desde 2020, mais de 17,7 mil castrações solidárias já foram realizadas pelo programa.

O subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, enfatizou a importância da iniciativa. “Nós temos o objetivo de democratizar o acesso à castração nas áreas de intervenção do Prosamin+, já que com a cirurgia podemos impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde dos animais domésticos”, esclareceu Cardoso.

Ações na Manaus 2000

Na comunidade da Manaus 2000, zona sul, também área de intervenção do Prosamin+, o agendamento do Castramóvel será na próxima terça-feira (16), na Escola Estadual Nathália Uchôa, no bairro Japiim. As cirurgias ocorrerão de quarta-feira (17) a sexta-feira (19).

*Com informações da assessoria