×

Cidades

Comissariado das Nações Unidas realiza visita em acolhimento provisório de indígenas warao

No local da visita estão acolhidos 49 indígenas warao (Fotos: Marinho Ramos/Semcom)

Nesta quinta-feira (31), representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) visitaram o espaço de acolhimento provisório para indígenas venezuelanos da etnia warao, localizado na Avenida Tarumã, Centro, Zona Sul de Manaus.

Integrante da comitiva, a representante da Acnur no Brasil, Isabel Marquez, informou que a visita tem o intuito de conhecer a atual situação dos imigrantes na cidade, uma vez que o Plano de Ação para Atendimentos aos Indígenas Warao, elaborado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), servirá de referência para outros Estados que estão recebendo o mesmo processo migratório.

“Vamos fazer uma análise dos abrigos para possíveis sugestões de melhoria. Estamos nos familiarizando com tudo que tem sido feito na cidade. Temos trabalhado em parceria com a Prefeitura de Manaus e a sociedade civil para poder providenciar o básico às famílias venezuelanas, para que possam se sustentar e contribuir com a sociedade brasileira”, salientou.

No local da visita estão acolhidos 49 indígenas warao que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, cinco espaços de acolhimento provisório são geridos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasdh, para o abrigamento de 247 indígenas.

Conforme a subsecretária operacional da Semmasdh, Jane Mara Moraes, em todos os espaços de acolhimento estão sendo feitos acompanhamentos socioassistenciais com as famílias.

“Esse acompanhamento é feito por representantes da Semmasdh, além da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) que veio integrar esse processo, no que diz respeito à saúde dos indígenas. Tem sido uma determinação do nosso prefeito Arthur Neto e orientação do secretário Elias Emanuel que o atendimento aos indígenas cumpra integralmente o que foi elaborado em nosso plano de trabalho”, destacou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) por intermédio da Acnur tem participado de todo o processo de orientação da distribuição de espaço, atendimento e doações.

Higiene e alimentação

Desde a mudança para as cinco casas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasdh já entregou 558 itens de limpeza por abrigo, totalizando nos cinco imóveis 2.790 itens, além de 901 frangos in natura; 600 kg de açúcar; 1.110 kg de arroz; 1.240 pacotes de macarrão; 730 kg de trigo; 330 litros de óleo e 124 kg de sal.

O cronograma da secretaria prevê a entrega semanal (toda terça-feira) dos gêneros alimentícios e os itens de higiene estão sendo entregues conforme a necessidade.

Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page