×

Cidades

Com homenagem a ex-atleta, veteranas do jiu-jitsu realizam conscientização ao ‘Outubro Rosa’

O encontro contou com palestra sobre os principais fatores de risco e a prevenção ao câncer uterino (Fotos: Mauro Smith/Semjel)

Atletas veteranas do jiu-jitsu realizaram neste domingo (8), o 2º Encontro ‘Old School Girls Jiu-Jitsu’, durante mais uma edição do Faixa Liberada, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste. O evento que contou com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), abordou a temática do ‘Outubro Rosa’ e prestou homenagem à ex-atleta da modalidade Eliana Saraiva, que faleceu em 2007, vítima de câncer uterino.

Publicidade

“É a conscientização da ‘mulherada’ do jiu-jitsu que são formadoras de opinião e estão unidas em torno de uma causa louvável. É o esporte unindo a conscientização e divulgação que é a importância da prevenção ao câncer. Evento que homenageia também a ex-atleta Eliana, que era secretária junto comigo na federação de jiu-jitsu. É uma justa homenagem”, declarou o subsecretário Elvys Damasceno que representou no evento o secretário da Semjel, João Luiz.

O encontro contou com palestra sobre os principais fatores de risco e a prevenção ao câncer uterino, ministrada pelo cirurgião geral, André Sahdo.

“A principal prevenção para o câncer de útero é evitar a infecção pelo vírus HPV (Human Papiloma Virus), que é comprovado como um dos principais causadores do câncer de colo uterino. Como se prevenir? Utilizando preservativo durante o ato sexual e a vacinação contra o HPV”, explicou.

Irmã da homenageada, Andreia Saraiva, 44, ressaltou que a prevenção e os cuidados com a saúde tem de ser uma constante na vida das mulheres.

“Ficamos felizes por terem lembrado dela. Ela se dedicou muito ao jiu-jitsu. Mesmo doente ela ia trabalhar na federação. O evento é bem válido para mostrar para as outras mulheres que vale a pena se cuidar, fazer os exames e evitar o câncer. A Eliana quando descobriu o câncer já estava avançado. O médico falou que ela relaxou, que não deu importância. Por isso a importância dos exames de prevenção”, pontuou Andreia.

Foram sorteados ainda brindes como kimono, maquiagens, camisas, cestas de beleza e exames de ultrassonografia completos, para as mulheres que participaram do evento.

Histórico

Faixa preta e com mais de 10 anos dedicados ao jiu-jitsu, ‘Gata’, como Eliana era conhecida, foi secretária da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (Fjjam) e como atleta conquistou vários títulos como a Copa Osvaldo Alves, Copa Artur Neto de Jiu-Jitsu, entre outros.

Com informações da assessoria