Manaus (AM) – Com o apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos da rede estadual, de escolas de Manaus e do interior, embarcam para o Rio de Janeiro, onde participarão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), de 29 de outubro a 5 de novembro. A competição desportiva, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, terá a presença de mais de 5 mil jovens das 27 unidades da Federação, após 17 anos sem ser realizada.
Ao todo, os representantes da rede estadual disputarão o evento em todas as 17 modalidades disponíveis, sendo 12 coletivas e cinco individuais. São elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, karatê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.
A delegação da rede estadual está seguindo para o Rio de Janeiro em grupos, com o último agendado para viajar na madrugada de sexta-feira (29). Além dos atletas, compõem a comitiva amazonense, também, 48 professores/técnicos e 19 dirigentes.
Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, os JEBs marcam o retorno dos estudantes da rede estadual às grandes competições desportivas nacionais.
“A prática esportiva sempre foi uma realidade muito forte em nossas escolas, e na gestão do governador Wilson Lima não é diferente. Após uma longa e necessária pausa, em razão da Covid-19, é com muita alegria que voltamos a participar de uma competição tão grandiosa como os JEBs”, disse Kuka Chaves.
Mesmo com os meses sem competir oficialmente, a titular da Secretaria de Educação acredita que os alunos da rede estadual irão surpreender nos Jogos Escolares. “Temos muitos talentos em nossas escolas, atletas já acostumados a disputas desse porte. Apesar de terem retornado há poucos meses à rotina de treinos, eles têm se dedicado e doado bastante”, ressaltou Kuka Chaves.
Sobre o JEBs
Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas.
Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
*Com informações da assessoria