×

Cidades

Chuva de mais de seis horas causa alagamentos e desabamentos em Manaus

A Defesa Civil registrou 12 ocorrências durante a chuva em Manaus - foto: divulgação

A Defesa Civil municipal registrou 12 ocorrências durante a chuva em Manaus – foto: divulgação

Doze ocorrências foram registradas pela Defesa Civil municipal na manhã desta segunda-feira (21), entre alagamentos, risco de desabamento e desabamentos, durante mais de seis horas de chuva, em Manaus. A área mais atingida foi a Zona Sul da capital, com sete registros. O volume de chuva, contabilizado nos pluviômetros do órgão foi de 66,4 milímetros.

Publicidade

Vários pontos da cidade tiveram casos de alagamento. Esse tipo de ocorrência foi registrado na Rua Duque de Caxias, no bairro Praça 14 de Janeiro; na Rua Onze, no Conjunto Jardim Versalhes e na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro da cidade.

Entre as ocorrências, uma das mais uma casa deteriorada pelo tempo na Rua São Domingos, no bairro Presidente Vargas, Zona Centro-Sul, não suportou o volume de chuva - foto: divulgação

Entre as ocorrências, uma das mais uma casa deteriorada pelo tempo na Rua São Domingos, no bairro Presidente Vargas, Zona Centro-Sul, não suportou o volume de chuva – foto: divulgação

Na Rua Tarumã, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, uma residência apresentou danos estruturais, após o rompimento de uma tubulação que não suportou o grande volume de água. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) foi acionada para verificar o problema no local.

Já na Rua São Domingos, bairro Presidente Vargas, Zona Centro-Sul, uma casa com a estrutura deteriorada por conta da ação do tempo não suportou o volume de chuva e foi interditada pela equipe técnica por conta do risco de desabamento. A família foi orientada a deixar o local e teve apoio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Na Avenida Getúlio Vargas, um veículo parou na via alagada - foto: divulgação

Na Avenida Getúlio Vargas, um veículo parou na via alagada – foto: divulgação

Ainda houve um risco de desabamento de um imóvel, na Rua Luiz Antony, no Centro. No bairro Redenção, Zona Centro-Oeste, um muro desabou e resultou na queda de uma árvore. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi solicitada para fazer o corte da árvore. Além disso, no bairro São Jorge, também na Zona Oeste, alagamentos de igarapés foram registrados.

Uma árvore caiu sobre um carro, destelhou uma casa e arrancou fios elétricos - foto: divulgação

Uma árvore caiu sobre um carro, destelhou uma casa e arrancou fios elétricos – foto: divulgação

Em outro ponto da Zona Oeste, bairros Alvorada e Santo Antônio, também houve ocorrência de desabamentos de muros. Na Comunidade Bela Vista, Zona Rural da capital, a Defesa Civil registrou um risco de deslizamento de barranco no fim da manhã. Na Rua Coronel Boucinhas, bairro Zumbi dos Palmares 2, uma árvore caiu em cima de um veículo, destelhou uma casa e arrancou fios elétricos de imóveis.

Trânsito

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), durante a manhã, a chuva causou transtornos no trânsito, deixando alguns semáforos inoperantes em cinco localidades de Manaus. Devido a isso, três acidentes com perdas materiais foram registradas. Os casos ocorreram nas avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery e Djalma Batista.

As ocorrências nesses semáforos iniciaram por volta das 6h43. Avenida Leonardo Malcher com a Major Gabriel, no Centro, estava intermitente e a equipe de manutenção foi acionada. No cruzamento da Avenida Djalma Batista com a João Valério, Conjunto Vieralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul, o equipamento ficou apagado. Já na Avenidas Maceió, Eduardo Ribeiro, Rua Dez de Julho, Centro, e Rua Rondônia, bairro Eldorado, Zona Centro-Sul, a incidência se deu com o sinal fixo na cor amarela.