×

Cidades

Cetam Galileia inicia as aulas na segunda-feira (25)

Nova escola, na zona Norte, receberá mais de 2 mil alunos, nos três turnos

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). (Foto: Cleudilon Passarinho)

Manaus (AM) – O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), inicia as aulas no Cetam Galileia na segunda-feira (25), a partir das 8h. A unidade foi inaugurada na quarta (20) pelo governador Wilson Lima. Trata-se da primeira escola de educação profissional instalada na zona norte de Manaus, a maior e mais moderna escola do Cetam.

Publicidade

Estão sendo aguardados mais de 2 mil alunos, que garantiram vaga nas inscrições realizadas no dia 13 de setembro. As atividades serão presenciais, nos turnos da manhã, tarde e noite. Todos os protocolos de proteção e prevenção à Covid-19 estão sendo seguidos rigorosamente. Alunos e servidores não poderão estar presentes na unidade sem o uso de máscaras. As salas, laboratórios e demais dependências da escola contam com álcool em gel.

A inauguração da nova unidade faz parte de um pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar os 352 anos de Manaus, que serão comemorados no domingo (24/10). A implantação do Cetam Galileia segue a política definida pelo atual governo para a ampliação e diversificação da educação profissional no Amazonas.

“Nosso objetivo é melhorar a qualificação dos trabalhadores para o mercado de trabalho e também incentivar o empreendedorismo”, ressaltou o diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto.

De acordo com ele, a nova escola do Cetam traz um impacto enorme para a zona norte. Por ser a maior escola de educação profissional do Amazonas, ajudará o Governo do Estado a cumprir a meta de ampliar o atendimento. “Serão cerca de 2.250 alunos a cada trimestre, elevando o atendimento em 9 mil alunos por ano”, destacou o diretor-presidente.

Cursos diversos

No Cetam Galileia serão ofertados cursos técnicos e de qualificação profissional. Nesse primeiro momento, os 2.070 alunos inscritos estão divididos em 43 cursos de qualificação profissional. Dentre eles, destaque para Barbeiro, Corte e Escova de Cabelos, Confeitaria de Bolos Artísticos, Design de Sobrancelhas, Extensão de Cílios, Iniciação a Corte e Costura, Marketing Digital nas Mídias Sociais, Libras, Informática Básica e Avançada, dentre outros.

A nova escola tem 3.555,12m² de área construída. Conta com seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto. Tem capacidade para atender 9 mil alunos por ano, sendo 2.250 a cada trimestre, com a oferta de cursos gratuitos. A unidade fica localizada na avenida Tenente Roxana Bonessi, s/nº, conjunto Galileia, bairro Nova Cidade.

*Com informações da assessoria