×

Cidades

Centec comemora 14 anos em Manaus com programação educativa e gratuita

Exposição, palestras, oficinas, sorteios de bolsas e lançamentos de novos cursos estão entre as iniciativas que marcam o momento celebrativo

Educação profissionalizante no Amazonas (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Referência em educação profissionalizante no Amazonas, o Centro de Ensino Técnico (Centec) está completando 14 anos neste mês de setembro e preparou uma programação especial para comemorar a data. Exposição, palestras, oficinas, sorteios de bolsas e lançamentos de novos cursos estão entre as iniciativas que marcam o momento celebrativo.

Publicidade

A programação começa nesta terça-feira (19), com uma exposição de fotos, quadros, banners e vídeo contando a história da escola ao longo desses 14 anos. A mostra ficará à disposição do público no auditório do Centec, localizado na Av. Djalma Batista, 646 – bairro São Geraldo.

“A ideia é compartilhar com alunos, professores e parceiros um pouco de tudo que vivemos nesse período: nossa cultura, tradições e inovações que culminaram no sucesso profissional dos alunos que formamos”, diz a diretora geral do Centec, Driele Cazumba.

As comemorações seguirão no estande do Centec dentro da Feira Norte do Estudante, evento que acontece no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping e do qual participa desde a sua primeira edição, em 2010. Na feira, o Centec irá brindar os participantes com palestras-show, oficinas interativas, distribuição de brindes e sorteios de bolsas de estudos com 30% e 50% de descontos.

“A FNE se consolidou como ícone de uma nova maneira de pensar a educação no Norte do país. O Centec esteve em todas as edições e por isso a escolhemos para realizar parte da nossa comemoração”, argumenta Driele Cazumba, reconhecendo a importância do evento para o mercado educacional da região.

Entre as oficinas que serão realizadas no estande do Centec estão: elaborando um currículo vencedor; o poder da comunicação: a arte de falar em público; marketing pessoal; mercado: tendências e profissões do futuro; orientação vocacional; redes sociais, para alavancar sua carreira; primeiros socorros e aplicativos: para impulsionar a sua carreira.

Todas ministradas por professores da escola e com acesso gratuito, nos horários da manhã e tarde. Além disso, o Centec também participa de palestras-show e rodas de conversas dentro da programação da Feira do Estudante.

No dia 20 de setembro, às 14h, no palco Vozes da FNE, haverá uma roda de conversa sobre cursos técnicos na conquista do primeiro emprego, com a participação da diretora geral do Centec, Driele Cazumba. No dia 21 de setembro, às 15h, na sala Niké, o professor João Paulo Queiroz irá ministrar uma palestra show sobre o tema “Terminei meu ensino médio, e agora?”. No dia 22 de setembro, às 10h15, na mesma sala, ele irá abordar o assunto “Inovação aberta & educação: desafios e oportunidades”.

A importância da formação técnica

O Centec oferece cursos nas áreas de saúde, gestão e negócios, informática e comunicação e processos industriais. Os cursos têm duração de um a dois anos e são todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Com laboratório e equipamentos de última geração, além de professores especializados, os alunos recebem formação teórica e prática que os habilita para atuar em diferentes segmentos do mercado. “A formação técnica cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, pois representa a possibilidade mais dinâmica e eficiente para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, uma vez que os cursos são mais acessíveis e menos prolongados, tendo como vantagem competitiva a absorção da mão de obra em menor tempo, em comparação com áreas mais tradicionais do mercado”, avalia a diretora-presidente do Centec, Eliana Cássia de Souza Pinheiro.

Não à toa, a escola que já oferece 35 cursos – entre auxiliares, técnicos e especializações pós-técnicas – na modalidade presencial -, está lançando esse mês diversos cursos também nas modalidades flexível e EAD (ensino à distância).

“A escola está se adequando cada vez mais às necessidades dos estudantes e do mercado, oferecendo oportunidades para que mais e mais pessoas possam realizar o sonho de uma formação profissional”, afirma a educadora.

Segundo uma pesquisa da Fundação Roberto Marinho, Arymax e Itaú Educação e Trabalho, as empresas valorizam cada vez mais os profissionais com formação técnica. No entanto, o Brasil ainda tem um baixo índice de jovens que recebem esse tipo de educação. De acordo com o último Censo Escolar, de cada 100 jovens brasileiros com idades entre 18 e 27 anos, 60 concluem o ensino médio e apenas cinco têm acesso ao ensino técnico. O Plano Nacional de Educação prevê a criação de 5,2 milhões de vagas até 2024, mas, no ritmo atual, o país levará 60 anos para atingir essa meta.

“A educação profissional técnica contribui para a qualificação da mão de obra, geração de emprego e renda, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável. O Centec busca oferecer aos seus alunos uma formação de qualidade e alinhada às demandas do mercado”.

Com informações da assessoria