
A pesquisa é desenvolvida por cinco alunas do ensino médio – foto: divulgação/Fapeam
Visando valorizar a literatura amazonense, cinco alunas do ensino médio da Escola Estadual Jorge Karam Neto, situada no bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus, desenvolveram o estudo ‘Leitura, análise e interpretação da obra Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum, através de um olhar interdisciplinar’. A pesquisa é realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O projeto de pesquisa é coordenado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Lidiana Canto. O estudo das bolsistas Kelliani Alves Damasceno; Alice Araújo da Silva; Ana Karolina Damasceno; Stefanie Barbosa de Souza e Beatriz da Silva Damasceno vem sendo desenvolvido desde o ano passado.
Segundo a professora Lidiana, a importância do projeto está na valorização da literatura amazonense. Ela disse que o projeto realizado no PCE permitiu que os alunos tivessem mais contato com obras como as de Hatoum. A partir das leituras realizadas com o grupo, as bolsistas puderam realizar tarefas mais aprofundadas como pesquisas sobre o Milton Hatoum, leitura e análise detalhadas da obra e a produção de um curta-metragem baseado na obra.
Sobre o PCE
O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE é o resultado de uma parceria entre a Fapeam, a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação. Atualmente o PCE está com edital aberto para recebimento de propostas para a edição 2017.
Com informações da assessoria