O barco Tanaka Neto IV com 102 passageiros a bordo, entre elas quatro crianças, naufragou na manhã de sexta-feira (24), após bater em uma pedra no rio Negro. O acidente aconteceu por volta das 9h, próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira (a 851 quilômetros de Manaus). Duas pessoas teriam desaparecido no rio.
De acordo com o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil (Com9ºDN), a embarcação saiu do município de São Gabriel da Cachoeira com 104 pessoas abordo, além da tripulação. Durante a navegação com destino a capital, o barco inclinou nas proximidades da foz do rio Curicuriari, após bater em uma pedra.
Equipes da 2ª Brigada de Infantaria de Selva foram acionadas para realizar as buscas pelas vítimas, com apoio de embarcações do 2º Batalhão Logístico de Selva e do 5º Batalhão de Infantaria de Selva. Um helicóptero Cougar do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro e quatro lanchas, também auxilia no resgate. Os trabalhos contam com o apoio de 12 militares.
O Comando Militar do Amazonas (CMA) informou que os sobreviventes, entre elas oito mulheres, foram levados com escoriações leves para o único hospital do município – o de Guarnição do Exército. O caso mais grave foi de duas pessoas com diabetes alterado.
As buscas pelas pessoas desaparecidas continuam e estão sendo feitas por meio de mergulho e superfície. Um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do naufrágio.