Após a circulação de ‘mensagens ameaçadoras’ nas redes sociais pela organização criminosa Família do Norte (FDN), moradores e comerciantes do bairro Grande Vitória, na Zona Leste de Manaus, viveram momentos de tensão e medo, na noite de sábado (29).
O clima de guerra ocorreu após três jovens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas sumirem durante abordagem de policiais militares. Revoltados, familiares e amigos dos suspeitos invadiram o 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na busca de informações dos desaparecidos.
Carros estacionados foram incendiados e tombados em sinal de protesto. Pneus, pedaços de madeira e galhos de árvores também foram incendiados e serviram como barricadas para fechar as principais ruas do bairro. Alguns comércios chegaram a ser saqueados e tiros foram efetuados.
Veja o vídeo da ação policial
Diante do cenário de guerra, policiais militares da Força Tática, Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e policiais civis foram acionados para atender a ocorrência.
O titular da Seccional Leste, delegado Pablo Geovanni, informou que a tensão foi controlada pela polícia. Ninguém foi preso. Questionado sobre as mensagens com teor ameaçador, que viralizaram nas redes sociais, o delegado descartou que o episódio deste sábado tenha relação.
“A confusão se deu depois que dois homens supostos traficantes terem sumidos, durante uma abordagem de policiais militares. Os familiares e amigos se revoltaram com o desaparecimento e começaram a fechar as ruas e comércios. Este acontecimento é um fato isolado e não tem nada a ver com as mensagens publicadas nas redes sociais”, explicou o delegado Pablo Geovanni.
Após a confusão, o local foi controlado e policiais realizaram patrulhamento de rotina para identificar os envolvidos.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que por volta das 16h, moradores do bairro Grande Vitória, Zona Leste, fizeram uma manifestação em frente ao 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Os moradores montaram barricadas e tocaram fogo em pneus, mas a situação foi imediatamente controlada pela Polícia Militar, sendo descartada qualquer ligação com o crime organizado.
A Delegacia não foi invadida.
A ocorrência é pontual e isolada. Manaus está sem ocorrências de grande vulto desde o início de dia.
Toda a cidade está com policiamento reforçado por conta das eleições neste domingo (30).
A SSP-AM lamenta que essa situação atípica esteja sendo utilizada para espalhar medo na população por meio das redes sociais.