×

Cidades

Amazonenses comemoram oportunidade de assistir Seleção Brasileira

Entrega de ingressos para ganhadores da campanha segue até às 20h, no Vasco Vasques

Vacina Premiada. (Foto: Herick Pereira/Secom)

Manaus (AM) – A realização de um sonho. É assim que a maioria dos 3 mil vencedores da campanha “Vacina Premiada” define a oportunidade de assistir a Seleção Brasileira disputando um clássico sul-americano de futebol, em plena Arena da Amazônia. Para muitos, acompanhar a partida entre Brasil e Uruguai nesta quinta-feira (14) só será possível graças ao sorteio de ingressos, disponibilizados como contrapartida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – organizadora do evento – sem custos para o Governo do Amazonas.

Publicidade

Após os 15 sorteios que definiram os contemplados, a retirada dos ingressos está sendo feita no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, até às 20h desta quinta-feira (13). Os sorteados deverão apresentar um documento original com foto e a carteira de vacinação para retirar o bilhete.

Entre os primeiros torcedores a receberem o ticket estava o manutencista Lins Batista, que foi inscrito no “Vacina Premiada” pelo filho. Ele conta que graças à iniciativa do Governo do Amazonas, vai poder conhecer a Arena da Amazônia.

“A maioria não tem condições, a pessoa fica só naquela vontade de ver o jogo ou quem sabe até ouvir pelo rádio. Foi uma boa iniciativa do Governo e é até uma forma de incentivar a vacinar. Eu só tenho a agradecer pela sorte que eu tive de ganhar esse ingresso graças ao meu filho, que me inscreveu, e ao Governo de tomar essa iniciativa bacana aí. E é isso aí… 2 a 0 Brasil”, comemorou, apostando em um placar favorável ao time do Brasil.

O sentimento é compartilhado pelo motoqueiro Luiz Afonso Neto, que nunca viu o Brasil jogar na capital amazonense. “Estou bastante ansioso. Primeira vez que eu vou assistir ao jogo da seleção aqui em Manaus e ainda ter conseguido ingresso através desse sorteio, de graça, muito legal, gostei muito da atitude do Governo do Estado em proporcionar isso para os moradores daqui”, observou Neto.

Vacinação em dia

Para torcer pelo Brasil, além de contar com uma mãozinha da sorte, também é preciso estar com o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única contra a Covid-19.

A exigência – uma forma de incentivar a vacinação – foi aprovada pelos torcedores. “Eu acho que o caminho é a vacina, não tem outra forma da gente evitar essa pandemia. Eu acredito que depois da vacina tudo tem melhorado, o comércio tem aquecido novamente e eu estou muito feliz com tudo isso”, comentou o gestor de restaurante, Janedson Pereira, que também vai à Arena da Amazônia pela primeira vez.

“Para quem ainda não tomou (a vacina), vai lá, toma o reforço que é muito importante devido a essa pandemia. Todos nós temos que estar prevenidos. Quem não foi ainda, corre, toma, tem muita gente que ainda não tomou nem a primeira. Então vai lá e toma”, incentivou a técnica de enfermagem Gilcinete Peres, que também saiu do Vasco Vasques com o ingresso para a partida em mãos.

As pessoas que receberam a segunda dose menos de 15 dias antes da realização do jogo, ou seja, a partir do dia 29 de setembro, estão passando por triagem com teste feito pelas equipes da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A medida é parte dos protocolos sanitários definidos pelo Governo do Amazonas e CBF. Terá acesso ao estádio apenas as pessoas que apresentarem testes com resultado negativo para a doença.

“No momento da retirada do ingresso, é constatado o período vacinal dele, se ele tiver menos de 15 dias da segunda dose ele é encaminhado para a nossa estrutura onde estamos fazendo o teste de antígeno. Essas pessoas tendo o exame negativo estão aptas a participar do evento, caso contrário ele já entra em isolamento domiciliar seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), detalhou Alexsandro Melo, epidemiologista da FVS-RCP.

Ao todo, 200 servidores da saúde vão atuar no jogo, para garantir o cumprimento dos protocolos. “Nós vamos ter cerca de 120 colaboradores somente da Secretaria de Saúde, temos mais 30 da FVS e a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) também vai nos ajudar com 50 colaboradores. Todos esses trabalhadores estão sendo testados 48 horas antes”, disse o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira, esse é o maior jogo envolvendo a seleção brasileira na história do Amazonas.

“Foram mais de 70 dias de planejamento e execução para que pudéssemos deixar a Arena preparada. Apenas 35% da Arena poderá ser utilizados pelo público em geral, o estádio já foi todo higienizado, temos totem de álcool. Fizemos toda a regulamentação de protocolos de Covid, mas o principal é a apresentação da carteira de imunização”, considerou Jorge Oliveira.

*Com informações da assessoria