A obra de intervenção viária que vai melhorar a circulação de veículos no bairro de São Jorge, Zona Oeste, foi iniciada na noite de terça-feira (10), com a abertura de uma alça de retorno na avenida Jacira Reis, esquina com a avenida São Jorge. As próximas etapas incluem mudança de sentido de vias, fechamento de retornos e novos acessos que vão dar mais fluidez e segurança ao trânsito no local.
A intervenção é um projeto do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em parceria com a Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM – Energia), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e Manaus Ambiental.
Com a abertura da alça, o condutor poderá retornar para a mesma avenida, dobrar à direita para a avenida Coronel Teixeira e ainda seguir em frente para a avenida Ipase.
Após essa etapa, os serviços serão realizados na avenida São Jorge, com a retirada de 600 metros do canteiro central no trecho entre o Centro Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e a avenida Jacira Reis. Nesse perímetro, a avenida São Jorge fica em sentido único (Centro/Bairro) no trecho entre o CIGS e a Av. Jacira Reis.
O fluxo da Cel. Teixeira no sentido Bairro/Centro será desviado para a Ipase e para a Avenida Compensa, que terão mão única em direção à avenida São Jorge. Quem segue pela São Jorge sentido Centro/Bairro poderá dobrar à esquerda em direção à Ipase ou em frente, sentido Ponta Negra.
O acesso pela avenida Ipase vai proporcionar esquerda livre para a avenida Compensa ou direita livre em direção à avenida Brasil. A esquerda também fica livre no acesso da avenida Compensa para a avenida São Jorge.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, essa nova intervenção reduzirá a convergência de rotas de, aproximadamente, mil veículos por hora pico nesse complexo viário.
“A orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto é para darmos celeridades a essas ações que possam oferecer cada vez mais qualidade de vida para população. Vamos, inclusive, aproveitar o ponto facultativo desta semana para agilizarmos as ações nesta alça da Jacira Reis, e esperamos que não ocorram fortes chuvas que possam prejudicar nosso cronograma de serviços”, destacou Rotta.
Mérito
A intervenção no bairro de São Jorge é uma ideia do agente de trânsito Mario Alves, lotado na Base Oeste do Manaustrans. O servidor apresentou as sugestões à Diretoria de Engenharia que foi ao local e fez estudos técnicos para verificar a viabilidade das mudanças. Os técnicos acrescentaram outras medidas e a proposta foi aceita.
“Essa intervenção é resultado da união entre a experiência de quem está nas ruas todos os dias e o conhecimento técnico dos nossos engenheiros. Reconhecemos o mérito do nosso servidor e aceitamos a colaboração que será positiva para nossa cidade”, disse o diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.
Com informações da assessoria