Manaus (AM) – O médico Edson Marley Lopes Monteiro, 43, e a técnica de enfermagem Cleonisse da Conceição Ferreira, 47, morreram na manhã dessa quarta-feira (8), após grave acidente envolvendo uma ambulância no quilômetro 924 (antigo Km 40) da BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR). Outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas para hospitais na capital.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) retornava ao município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) sem paciente, quando capotou várias vezes e caiu numa área de mata, ficando totalmente destruída. Indícios apontam que o condutor do veículo de emergência, identificado como “Damascena”, perdeu o controle da direção em uma curva durante forte chuva e saiu da pista.
Os profissionais haviam removido por volta de meia-noite do Hospital Geral Eraldo Neves Falcão, em Presidente Figueiredo, um paciente decorrente de um estrangulamento herniário (hérnia), para tratamento no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul da capital amazonense.
O acidente
As vítimas ficaram presas entre os destroços do veículo. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) aturaram no trabalho de desencarceramento, uma forma de resgate veicular de feridos. Edson e Cleonisse morreram no local e os foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), em Manaus.
O motorista da ambulância foi encaminhado para o Hopsital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, enquanto a enfermeira Roseane, com fratura na clavícula, deu entrada no HPS 28 de Agosto, respectivamente, nas Zonas Leste e Centro-Sul da capital amazonense.
Nota
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que foi acionado, na madrugada desta quarta-feira (08/01), para atender ocorrência de acidente com uma ambulância do Samu, na BR-174. Ao todo, cinco viaturas da corporação atuaram na ocorrência.
De acordo com informações preliminares, a ambulância perdeu o controle durante a chuva forte e saiu da pista. Os bombeiros fizeram o trabalho de desencarceramento das quatro vítimas, sendo duas em óbito. Outras duas pessoas foram encaminhadas para receber atendimento médico em uma unidade hospitalar da capital.
Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o Samu Manaus foi acionado para prestar socorro às vítimas de acidente ocorrido no início desta quarta-feira (08/01), no km 40 da BR 174, envolvendo uma ambulância do Samu Presidente Figueiredo. Os dois profissionais sobreviventes, condutor e enfermeira, foram removidos para a capital e encaminhados aos prontos-socorros Platão Araújo e 28 de Agosto, respectivamente.
Mais informações sobre o acidente devem ser solicitadas à Semsa de Presidente Figueiredo, à qual é vinculado o Samu local.
O Samu de Presidente Fiqueiredo integra o serviço metropolitando de urgência e emergência móvel e nesta condição tem a regulação integrada ao Samu Manaus por meio do 192, além de receber capacitação, confirme diretrizes do Ministério da Saúde.